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A educação infantil e o espírito

Autor: Marcus De Mario

O Espiritismo, ao declarar que a criança é um Espírito reencarnado, provoca uma revolução pedagógica de profundidade, ao mesmo tempo em que transforma a práxis educacional, entregando à humanidade a Educação do Espírito, com bases na imortalidade e nas vidas sucessivas, e isso precisa estar plenamente aplicado no Serviço de Evangelização Espírita, abrangendo do bebê ao adulto, que toda instituição espírita deveria considerar como prioridade. Infelizmente nem sempre é o que acontece. O tratamento espiritual, a reunião mediúnica, a distribuição de gêneros alimentícios e roupas aos mais necessitados, entre ouros serviços, absorvem, muitas vezes, de tal modo os colaboradores, que a evangelização fica relegada a segundo plano. Não estamos fazendo nenhuma afirmativa contrária a qualquer serviço desenvolvido pelo centro espírita, pois todos são válidos e têm sua importância, mas entendemos que no contexto doutrinário espírita a evangelização deve ter caráter de urgência e, portanto, de prioridade.

Vejamos o entendimento dos Espíritos sobre a educação infantil, para melhor compreensão e aprofundamento do tema. Iniciemos com Emmanuel, no livro O Consolador, questão 109, psicografado por Chico Xavier: “… o período infantil é o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Até os sete anos, o espírito ainda se encontra em fase de adaptação para nova experiência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica.”

A educação da criança é fundamental, e quanto a isso estão concordes inclusive os educadores não espíritas, pois é na infância onde melhor se dá a formação cognitiva e afetiva, marcante para o resto da vida. O descuido na educação da criança, ou sua educação através de valores invertidos e maus exemplos por parte dos educadores – pais e professores – acarreta variados problemas individuais e sociais, e sabemos que na sua jornada evolutiva, os espíritos que aqui reencarnam ainda trazem tendências morais necessitadas de correção, pois têm por base o egoísmo, motivo pelo qual Allan Kardec alerta da necessidade da aplicação da educação moral.

Passemos agora a palavra ao médium Divaldo Franco, sob orientação da benfeitora espiritual Joanna de Ângelis, no livro Sublime Sementeira“Sendo a Doutrina Espírita a mais excelente mensagem de todos os tempos – porque restauradora do pensamento de Jesus Cristo em forma compatível com as conquistas do conhecimento moderno –, é óbvio que a preparação das mentes infantojuvenis à luz da evangelização espírita é a melhor programação para uma sociedade feliz e mais cristã.”

O espírita que tiver alguma dúvida sobre a urgência e prioridade da preparação das mentes das crianças e dos jovens através da mensagem trazida pelo Espiritismo, demonstra não ter estudado a doutrina suficientemente, não lhe apreendendo os princípios com a devida profundidade, pois o Espiritismo é, e não nos cansamos de repetir, doutrina de educação do Espírito imortal. Educação que liberta as consciências, que combate as más tendências morais, que desenvolve as virtudes, que canaliza a inteligência para a prática do bem para todos, que tem no Evangelho o roteiro de conduta ética que devemos ter uns para com os outros.

Destaquemos agora a palavra do Espírito Camilo, através do médium José Raul Teixeira, no livro Desafios da Educação“O pensamento do Espiritismo é que o ser que os genitores conduzem nos seus braços carinhosos não passa de milenário viajor da evolução para o Criador, estando na Terra para o esforço da autossuperação, da reestruturação do caráter moral e abrilhantamento intelectual, como aluno que assiste às classes no grande educandário do mundo. (…) A infância bem-educada dará ensejo à juventude bem estruturada, em termos gerais, o que produzirá o surgimento de uma sociedade de adultos capaz de cultivar e cultuar a honradez, o trabalho, a honestidade, a fraternidade e a fé robusta, porque amparada pela razão e pelo altanado sentimento.”

O combate a todos os vícios, a todas as formas de violência, à desonestidade e corrupção, enfim, aos problemas e mazelas da sociedade, somente poderá ser eficaz se for feito através da aplicação da educação moral, e levando em conta que a criança não é o corpo orgânico, e sim o Espírito, ou como queiram, a Alma, preexistente ao nascimento e sobrevivente à morte, como muito bem ensina o Espiritismo, tanto pelo raciocínio filosófico, quanto pela pesquisa científica dos diversos fenômenos mediúnicos. O amanhã depende do hoje. O futuro da humanidade será o que fizermos agora no campo da educação.

Fazemos um apelo às mentes e aos corações dos espíritas, que são os verdadeiros cristãos, para que se debrucem sobre a educação infantil, na família e na escola, assim como no centro espírita, elegendo a educação do espírito como roteiro para salvar a humanidade, cooperando assim com Deus e com Jesus, nosso governador espiritual, para que as sombras que hoje encobrem os seres humanos, numa volúpia desenfreada pelo poder e pelo sensualismo a qualquer custo, sejam substituídas pelas luzes do Evangelho redivivo pela doutrina espírita.

A educação infantil, nos moldes da educação do espírito, em recebendo o ser reencarnado para mais uma experiência vivencial, haverá de contribuir decisivamente para que ele dê um gigantesco passo à frente, redimindo-se do passado delituoso, e avançando resoluto para a sua perfeição, tendo como pilares essenciais da sua conduta o “amai-vos uns aos outros” e o “fazei aos outros somente o que quereis que os outros vos façam”.

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