fbpx

A importância da gratidão

Autora: Teresinha Olivier

O sentimento de gratidão é um dos mais importantes que podemos cultivar e que tem um impacto positivo na nossa vida física e espiritual.

Temos um corpo espiritual, o perispírito, que irradia em torno de nós. Essa irradiação do nosso perispírito tem as qualidades dos nossos pensamentos e sentimentos.

Quando cultivamos um sentimento como a gratidão, por exemplo, a irradiação do nosso perispírito contém essa qualidade elevada.

Nosso perispírito está intimamente ligado ao nosso corpo físico e transmite a ele essas vibrações positivas, promovendo bem-estar, harmonia, saúde.

Ao mesmo tempo, as irradiações alcançam o espaço, atraindo vibrações semelhantes de encarnados e desencarnados, através da afinidade de pensamentos e sentimentos, estabelecendo-se a sintonia e a influência benéfica.

Por isso, os benefícios físicos e espirituais.

Não podemos esquecer que, pelo mesmo processo, através de pensamentos e sentimentos negativos, inferiores, podemos criar para nós mesmos situações físicas e espirituais penosas.

Mas pelo que devemos ser gratos?

A maioria de nós tem o hábito de reclamar do que não tem e não dar o devido valor àquilo que tem.

Assisti a um vídeo no qual um homem, de uns cinquenta anos mais ou menos, dava um testemunho do que ele estava vivendo. Estava com câncer em estado avançado. Disse que, naquele momento da sua vida, uma das coisas que ele mais sentia falta era de poder tomar um banho, sentindo a água escorrer por todo o seu corpo. Disse que seu banho era complicado devido à bolsa de colostomia e o acesso na sua veia para as sessões de quimioterapia, o que o obrigava a se lavar com muita dificuldade.

O que ele estava transmitindo com o seu depoimento era que não damos valor para as pequenas alegrias da nossa vida, não sabemos ser gratos por coisas que usufruímos cotidianamente, que parecem insignificantes e, somente quando as perdemos é que temos a consciência de quanto eram benéficas, importantes e agradáveis.

Esse depoimento me deixou muito pensativa. De fato, temos muitos motivos para sermos gratos. Passei a agradecer mais e a pedir menos. Comecei a prestar mais atenção nas coisas do cotidiano que me propiciam momentos agradáveis, e percebi que são muitos.

Hoje, existem inúmeros estudos sobre a gratidão e os seu benefícios. Portanto, além do que aprendemos com o Espiritismo sobre o assunto, temos também as pesquisas que vêm reforçar a nossa compreensão.

O psicólogo estadunidense Abraham Maslow coordenou pesquisas sobre a compreensão do que é gratidão e dos seus benefícios para a saúde mental e emocional dos indivíduos.

Gerald Good, presidente de uma organização para preservação ambiental na Califórnia, escreveu:

“Se você quer mudar a sua vida, experimente agradecer. Isso mudará a sua realidade poderosamente.”

Stephen Richards, escritor americano, escreveu:

“A gratidão também abre os olhos para o poder ilimitado do universo, enquanto a insatisfação fecha os olhos para ele.”

“A gratidão é um ato do coração que dá o prazer do bem àquele a quem se agradece e, ao mesmo tempo, àquele que agradece.”

 Revista Espírita, dezembro de 1868, artigo Todos os Santos.

Esopo, pensador da Grécia antiga, conhecido pelas suas fábulas, disse:

“A gratidão é o sinal das almas nobres”

Somos espíritos imortais, reencarnados, em evolução. Estamos em constante aprendizado, e um dos aprendizados mais importantes é o de aprimorar, aperfeiçoar, elevar nossos pensamentos e sentimentos, porque nossa vida é regida pelos reflexos daquilo que alimentamos no nosso mundo íntimo.

spot_img