Com a quarentena muitos de nós parou para refletir o significado de tudo isso, e talvez não tenham encontrado respostas. O que podemos dizer é que o mal não existe, e ainda somos imaturos para vermos a atuação das Leis de Deus, mas podemos aproveitar sempre o bem de cada situação. Conheço pessoas que mesmo com o tempinho extra que ganharam pela redução de locomoção e outras questões, a organização do tempo é tão ruim em suas vidas que não estão aproveitando. Devemos aproveitar cada dia como se fossemos nosso patrão e emprego. É o Você S.A, elabore uma rotina e estabeleça metas para cada dia e não durma antes de cumpri-las. E se não sabe o que fazer, nós preparamos aqui pontos muito importantes para você aproveitar essa quarentena a importância dela na mocidade (tópico 9). Todos tópicos são dicas preciosas e importante, aproveite!
Fazer estudo online
Precisamos sempre aproveitar os recursos a nossa disposição e que melhor forma que a tecnologia? Youtube, Whatsapp, Hangouts, e tantas outras plataformas podem nos deixar conectados e permanecer estudo. O site Juventude Espírita conta com mais de 8.000 textos para você escolher nessa quarentena, mas existem muitos outros sítios com conteúdos de qualidade. Além dos estudos da mocidade, há muitas plataformas educacionais que abriram gratuitamente cursos do mais diversos para nosso aprimoramento. Basta dar um google rápido que encontrarão!
Manter a vibração
É muito difícil mantermos a calma e controlar nossa ansiedade. Trabalhar nossas emoções e sentimentos, entender o que eles querem dizer nos trazem um grande momento de amadurecimento e reforma íntima. É sabendo que tudo tem desígnio nas Leis de Deus que poderemos encontrar a paz, e manter nossa vibração elevada quando tantos outros entram em desespero.
Praticarmos a caridade moral
Com momentos de isolamento, a caridade material torna-se restrita, mas a caridade moral é algo que constantemente podemos trabalhar. Seja ser mais paciente com nossos irmãos e pais, e também dedicarmos alguns minutos do nosso dia para orarmos em prol do nosso país e do mundo, sempre encontraremos formas de praticar a caridade.
Colocar a leitura em dia
Quantos livros temos que nunca lemos ou não passamos da metade. É hora de colocarmos em ordem aquilo que o adiamos e adiamos.
Finalizar a bagunça
É tempo de separar aquelas coisas do bazar e arrumar aquelas coisas bagunçadas. Tirar o pó daquilo que esquecemos e nem precisamos. Quantas dificuldades materiais as pessoas estarão sofrendo com a quarentena, até as doações cessaram. Estejamos preparados para poder ajudar na doação quando for o momento.
Cuidar do corpo físico
Não é hora de comer apenas brigadeiro, pipoca e só de frente com o Netflix. Vamos organizar para aprender uma nova receita saudável, comer bem sem a pressa do dia a dia. Inclusive para fazer exercícios não há desculpas! O que não falta são aplicativos para fazermos exercícios em casa e até vídeos no YouTube. Tem de tudo: calistenia, alongamento, cardios e eu achei até um app deTae Kwondo, caso você queira aprender uma nova arte marcial. E nem se fale dos vídeos de receitas, acho que esses são os canais mais populares da internet. Se não sabe o nome de alguém pode ter certeza que aquela sua tia tem.
Desenvolver/Aperfeiçoar uma nova habilidade
Com o tempinho extra quem sabe aprender uma nova habilidade? Minha vizinha já começou a aprender Ukelele, os minutos tem sido bem difíceis para meus ouvidos nesse começo, mas estou torcendo muito para que ela persevere e passe para um nível melhor o quanto antes. Se você também está nesse processo seja caridoso com seu próximo e nesse começo, e quem sabe ir aprendendo no quarto fechado. Ou se estiver do outro lado da moeda, seja um pouco paciente! Precisamos de tempo para aprender. Também podemos melhorar naquela matéria que não estávamos tão bem, no inglês quem tem sido triste né amiguinho? Quem sabe aprender uma língua diferente? Fazer malabares ou até mesmo uma outra habilidade artesanal, aprender editar vídeo, o céu é o limite.
Ler notíciais mais notícias e de forma séria
Vivemos em momentos de muitas fake News, e muitos de nós permitimos que a ignorância, desinformação e fofocas se espalhem por sermos tão apreciados e impacientes que não lemos as notícias e as compartilhamos. Sempre devemos ler as notícias com ar crítica, agora é hora de nos aprofundarmos fazer o serviço social da informação e esclarecimento. Há cerca de duas semanas atrás eu recebi uma mensagem de psicografia que uma amiga compartilhou, o teor geral da mensagem era de confiança, mas no meio havia uma frase que era contra as orientações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde. Ora, a autoridade desses órgãos deve ser respeitada por serem sérios e basearem na ciência e longos estudos de profissionais, a ideia de nosso entendimento pode ser maior que de profissionais que estudam a vida toda para isso é falta de respeito e ignorância, um mentor elevado jamais teria este tipo de atitude. Vamos refletir galera!
Preparo do retorno
Como disse em tópico anterior (5) serão muitos os necessitados de bens materiais ao retornarem as atividades. E imaginem quantas pessoas irão ao centro Espírita buscando consolo aos corações. A perda de entes queridos, o desemprego, a enfraquecimento da fé, as perturbações domésticas, a culpa, visto que muitos poderão pensar serem os responsáveis por transmitirem o vírus para essa ou aquela pessoa. O Atendimento Fraterno e acolhimento deve ser muito bem preparado, devemos estar com os corações abertos e com as palavras de consolo para ajudar esses irmãos e irmãs. Permita que a mocidade seja o apoio a criança, ao jovem o adulto a aos anciões que precisarão da alegria e energia jovial para refazerem suas energias.
Educar o sono
No livro dos Espíritos nos dizem sobre o sono inteligente[1]. O sono inteligente nada mais é do que aproveitar o melhor possível quando não estamos no estado de vigília (acordados). Ao dormimos recuperamos energia vital, trabalhamos na Espiritualidade, estudamos, visitamos entes queridos, mas também podemos ir a lugares que nos trazem perturbação mental e inclusive sentir aquela sensação de que “batemos aquela laje no plano espiritual”. Para aproveitarmos bem o sono devemos procurar estabelecer uma rotina: dormir no mesmo horário, antes de dormir praticar a higiene pessoal, ler algo edificador e fazer uma prece, e por favor antes de dormir, e no mínimo 40 minutos antes, estarmos afastados de aparelhos de celulares e televisões[2]. De tudo isso o mínimo a se fazer é uma oração sincera para elevarmos a vibração antes do sono. Imagine quanto o plano espiritual não precisa de trabalhadores no mundo toda neste momento.
[1] Pergunta 402
[2] A tela de luz azul acaba afetando a produção de melatonina que é importantíssima para o sono. Além disso, as imagens mentais da televisão e vídeos dos celulares ficam na nossa memória recente e podem trazer perturbações para o sono, inclusive aos sonhos.