Título: A loucura sob novo prisma
Autor: Bezerra de Menezes (Max)
Idioma: Portugês (Brasil)
Ano: 1920
Publicação: Portal Luz Espírita. Autores Espíritas Clássicos: https://www.luzespirita.org.br/
Descrição
A corajosa pena de Adolfo Bezerra de Menezes nos entrega este trabalho pioneiro no estudo das perturbações da mente sob a ótica do Espírito. Publicado duas décadas após a desencarnação do autor, A loucura sob novo prisma dissecava, em 1920, questionamentos ainda atuais sobre os transtornos mentais: fenômeno orgânico? Obsessão espiritual? Ambos? Apoiado na lógica e sustentado na Ciência, Bezerra demonstra não só a continuidade da vida após a morte, mas as múltiplas maneiras pelas quais os Espíritos podem atuar sobre o pensamento dos encarnados, dominando-os. Não somente analisa sintomas e realiza diagnósticos, mas prescreve tratamentos para as obsessões. A loucura, afinal, apaga a luz da razão e reduz o homem à triste condição animal. Importa, pois, empenhar todas as forças intelectuais da Humanidade na solução do problema da máxima importância para ela. Esta a colaboração da presente obra.
Sobre o autor
Nascido na antiga Freguesia do Riacho do Sangue, município de Jaguaretama, no Ceará, aos 29 dias do mês de agosto de 1831, e desencarnado no Rio de Janeiro, a 11 de abril de 1900.
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, no ano de 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade, onde, em dez meses apenas, preparou-se suficientemente até atingir o saber do mestre que lhe dirigia a primeira fase de educação. Bem cedo revelou sua fulgurante inteligência, pois, aos onze anos de idade, iniciava o curso de Humanidades e, aos treze, conhecia tão bem o latim, que ministrava a seus companheiros, aulas dessa matéria, substituindo o professor da classe em seus impedimentos.
Seu pai, o capitão das antigas milícias e tenente-coronel da Guarda Nacional, Antônio Bezerra de Menezes, homem severo, de honestidade a toda prova e de ilibado caráter, tinha bens de fortuna em fazendas de criação. Com a política, e por efeito do seu bom coração, que o levou a dar abonos de favor a parentes e amigos que o procuravam para explorar-lhe os sentimentos de caridade, comprometeu aquela fortuna. Percebendo, porém, que seus débitos igualavam seus haveres, procurou os credores e lhes propôs entregar tudo o que possuía, o que era suficiente para integralizar a dívida. Os credores, todos seus amigos, recusaram a proposta, dizendo-lhe que pagasse como e quando quisesse.
Ler biografia completa: https://www.juventudeespirita.com.br/bezerra-de-menezes/
Dicas
O Portal Luz Espírita oferece um ótimo acervo de obras espíritas clássicas, totalmente gratuitas. Segue link do catálogo: https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=leitura
A Equipe Luz Espírita e o Grupo Marcos estão unidos no projeto PEADE – Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita para oferecer cursos diversos no interesse do Espiritismo. Segue endereço: https://www.luzespirita.org.br/peade/index.php