Inicialmente é necessário levar em conta a necessidade e interesse imediatos do grupo que podem ser conhecidos por meio de conversas abertas orientadas por perguntas relativas a essa questão. O formalismo não combina com a amizade que sustenta as relações do grupo. O importante é mostrar ao jovem que a Doutrina Espírita oferece respostas para muitas de suas dúvidas, ou subsídios para que ele encontre respostas e caminhos.
A montagem do estudo deve ser compartilhada por todos que efetivamente participam do grupo de jovens. O compartilhamento não deve ser usado como estratégia, ele é um fundamento, um princípio.
Os temas e suas abordagens devem atender a aspectos, como:
- O interesse cotidiano dos jovens como referência de conexão com o contexto em que estão inseridos;
- O melhor entendimento dos acontecimentos contemporâneos sob a ótica da Doutrina ou visão Espírita;
- As diferenças e especificidades das diversas faixas etárias;
- A diversidade sociocultural dos grupos de jovens e
- Linguagem adequada.
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, é roteiro seguro para o estudo na Mocidade, não por ele ser a primeira Obra da Codificação, mas porque os conhecimentos que dele emanam são universais. Neste livro encontramos um extenso material para reflexão, que nos permite reunir informações filosóficas, científicas e religiosas, ensejando novas perspectivas na abordagem do real, onde se origina o aspecto tríplice da Doutrina Espírita.
Na mocidade, o estudo a ser realizado na reunião, deverá ser produzido a partir das contribuições dos participantes de forma simples com as ideias concatenadas, para não comprometer a apropriação coletiva do conteúdo estudado. Lembremo-nos de Pestalozzi, professor de Kardec, que dizia “para levar alguém a algum lugar é preciso antes, pegá-lo onde está”.
Sugestão de núcleos temáticos para estudo na Mocidade
Destacamos aqui alguns núcleos temáticos que podem contribuir para a montagem do estudo na Mocidade. Essa proposta foi retirada do documento “Subsídios às Ações da Juventude Espírita” (DIJFEB 2014).
Lembrando que essa sugestão não deve ser entendida como única possibilidade de estudo nas Mocidades, e por não ser uma “grade curricular” dispensa uma ordem para se iniciar o estudo, devendo este, como já foi dito, atender a necessidade do grupo.
Núcleos Temáticos | Propostas de Temas Doutrinários |
Introdução ao estudo do Espiritismo | Doutrina Espírita: ensinos fundamentais |
Tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião | |
Allan Kardec: educador e codificador | |
As obras básicas e a metodologia da codificação | |
Deus | Provas da existência de Deus |
Atributos da divindade e Providência divina | |
Deus na visão de Jesus | |
Criação divina: Elementos gerais do Universo: espírito e matéria; Fluido cósmico universal; Princípio vital: seres orgânicos e inorgânicos; inteligência e instinto; Reinos da natureza; Mundo material e mundo espiritual | |
Comunhão com Deus: | |
Fé raciocinada | |
Prece e a oração do Pai Nosso | |
Ser humano – Espírito Imortal | Origem e natureza dos Espíritos |
Existência e sobrevivência do Espírito | |
Elementos constitutivos do ser humano: corpo, perispírito e Espírito | |
Escala espírita | |
Progressão dos Espíritos | |
Pluralidade dos mundos habitados | |
Encarnação e reencarnação | Objetivo da encarnação |
Pluralidade das existências | |
Encarnação nos diferentes mundos | |
Justiça da reencarnação | |
Esquecimento do passado | |
Sexos nos Espíritos | |
Provas e expiações | |
Planejamento reencarnatório | |
Parentesco e filiação | |
Semelhanças físicas e morais | |
Faculdades morais e intelectuais do homem | |
Influência do organismo | |
Infância | |
Provas da reencarnação | |
A reencarnação no Evangelho | |
União da alma e do corpo: a questão do aborto | |
Simpatias e antipatias terrenas | |
Cuidados com o corpo e com o Espírito | |
Valorização e sentido da oportunidade reencarnatória | |
Desencarnação e vida no mundo espiritual | Desencarnação |
Separação da alma e do corpo: preservação da individualidade | |
Morte e perturbação espiritual | |
Perda dos entes queridos | |
Temor da morte | |
Suicídio direto/indireto e prevenção | |
Eutanásia | |
Vida no Mundo Espiritual | |
Paraíso, inferno e purgatório | |
Espíritos errantes e mundos transitórios | |
Percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos | |
Relações no além-túmulo: simpatias e antipatias entre os Espíritos | |
Recordação da existência corpórea | |
Fatores que afetam o retorno do Espírito ao mundo espiritual | |
Experiências e relatos de jovens no mundo espiritual | |
Ocupação e missões dos Espíritos | |
Emancipação da alma | Sono e sonhos |
Visitas espíritas entre pessoas vivas | |
Transmissão do pensamento | |
Letargia, catalepsia e mortes aparentes | |
Sonambulismo, êxtase e dupla vista | |
Intervenção dos espíritos no mundo corporal e comunicabilidade dos espíritos | Intervenção dos Espíritos no mundo corporal: Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos; Anjos da guarda, Espíritos protetores, familiares ou simpáticos; Pressentimentos; Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida; Ação dos Espíritos sobre os fenômenos da Natureza; Pactos, poder oculto, talismãs e feiticeiros |
Bênçãos e maldições | |
Obsessão: tipos e casos | |
Desobsessão: princípios e casos | |
Mediunidade | |
O fenômeno mediúnico através dos tempos | |
Finalidades e mecanismos das comunicações mediúnicas | |
Tipos de médiuns e mediunidade | |
Evocação e comunicações espontâneas | |
Reuniões sérias e frívolas | |
Médiuns: qualidades essenciais e influência moral na comunicação | |
Ensinamentos de Jesus e vivência evangélica | Jesus e a Lei do Amor |
A vida de Jesus | |
Parábolas e ensinos de Jesus | |
As bem-aventuranças e o sermão da montanha | |
Bem-aventurados os aflitos: justiça das aflições | |
Bem-aventurados os pobres de espírito: o orgulho e a humildade | |
Bem-aventurados os que têm puro o coração: simplicidade e pureza de coração | |
Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos: injúrias e violências, afabilidade e doçura, paciência, obediência e resignação, cólera | |
Bem-aventurados os que são misericordiosos: perdão e indulgência | |
Personagens do Cristianismo | |
Propagação do Cristianismo | |
Jesus na atualidade e a atualidade de Jesus | |
Reforma íntima e perfeição moral | Conhecimento de si mesmo |
Educação dos sentimentos e das emoções | |
As virtudes e os vícios | |
Sexualidade | |
Felicidade e infelicidade relativas | |
Caracteres do homem de bem | |
A nova geração e a implantação do bem na Terra | |
Leis morais | Lei divina ou natural: o bem e o mal |
Lei de adoração: a prece; Eficácia da prece; Mecanismo e ação da prece | |
Lei do trabalho: Necessidade do trabalho e o repouso; Escolha profissional | |
Lei de reprodução: População do globo; Obstáculos à reprodução e planejamento familiar | |
Lei de conservação: Instinto e meios de conservação; O necessário e o supérfluo: o consumismo; Sustentabilidade e meio ambiente | |
Lei de destruição: Destruição necessária e abusiva; Flagelos destruidores, guerras e mortes coletivas; Pena de morte | |
Lei de sociedade: Vida social; Laços de amizade; Compromisso afetivo e namoro; Conflitos sociais e violência; Drogas lícitas e ilícitas; Conduta espírita na sociedade: contextos, eventos e relações sociais; Conduta espírita nas redes sociais e relacionamentos virtuais; O jovem como agente de transformação social; Vida familiar; A importância da família para a evolução do espírito; Significados dos laços de família; Casamento, divórcio e novos arranjos familiares; Conflitos familiares | |
Conduta espírita no lar; Reunião de estudo do Evangelho no Lar; Família corporal e espiritual | |
Lei do progresso: Marcha do progresso e civilização; Evolução do pensamento religioso; Progresso da legislação humana; Influência do Espiritismo no progresso; Evolução científica e evolução moral; A transição do planeta | |
Lei de igualdade: Desigualdades das aptidões; Desigualdades sociais; Provas da riqueza e da miséria; Igualdade de direitos do homem e da mulher; Respeito à diversidade; Tolerância religiosa | |
Lei de liberdade: Liberdade natural e escravidão; Liberdade de pensar e de consciência; Livre-arbítrio e Lei de causa e efeito; Conhecimento do futuro | |
Lei de justiça, amor e caridade: Justiça e direitos naturais; Direito de propriedade material e intelectual: roubo, furto e outros desvios; Caridade e amor ao próximo | |
Espiritismo e Movimento espírita | Fenômenos que antecederam a codificação: Hydesville e as mesas girantes |
Personalidades do Espiritismo | |
Missão espiritual do Brasil | |
Doutrina Espírita e Movimento Espírita | |
Movimento Espírita Brasileiro e Internacional: Pacto Áureo; Caravana da Fraternidade; Conselho Espírita Internacional | |
O Centro Espírita e suas finalidades | |
A integração do jovem no Centro Espírita e no Movimento Espírita: estímulo/convite ao protagonismo | |
Integração do jovem nos movimentos inter-religiosos |
Todos os temas aqui propostos podem e devem ser adaptados para que atendam a necessidade do grupo. O coordenador deve ficar atento aos acontecimentos e temas atuais e tudo mais que seja do cotidiano do jovem para jogar a luz da Doutrina Espírita sobre esses acontecimentos.
O período de duração dos núcleos temáticos será o adequado para o desenvolvimento do estudo, afim de que este atenda a necessidade do grupo podendo ser de semanas, meses, semestres ou ano.
Lembramos ainda que os Temários apresentados como proposta para as Confraternizações do
DM/USE podem ser adaptados também para o estudo na Mocidade, além de servir de preparação dos jovens para a participação dos eventos.
Dica
Material extraído do livro abaixo. Leia o ebook de forma gratuita: