fbpx

Escravos do ouro

Título: Escravos do ouro

Autor: Van Goehen (espírito)

Idioma: Portugês (Brasil)

Médium: Eurípedes Kuhl

Ano: 2016

Publicação: EVOC – Editora Virtual O Consolador – http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm

Descrição

Trata-se de um romance cuja trama se desenrola a partir de Portugal, passa pela África e deságua no Brasil. Difícil acreditar que seja apenas uma história, e não o registro fiel de fatos realmente ocorridos.

Desde os primórdios da vida na Terra o homem percebeu que, sozinho, era extremamente vulnerável. Daí que não tardou e passou a fazer acordos com outros seres humanos para, agrupados, protegerem-se reciprocamente, visando à sobrevivência,

Não tardou e os grupos mais fortes, objetivando facilidades, dominaram grupos congêneres, mais fracos, obrigando-os a servi-los, executando tarefas mais árduas ou mais perigosas, tais como caçar e enfrentar animais perigosos, além de combater eventuais inimigos que tentassem subjugá-los.

O mais forte dominar o mais fraco tornou-se sistêmico na civilização e não tardou a ser inaugurada a escravidão, que no Brasil durou mais de três séculos, até ser abolida em fins do século XIX, seguramente com a África sendo sua maior vítima.

Não obstante, outro tipo de escravidão igualmente acompanha o homem desde os primeiros tempos da humanidade… Referimo-nos à auto escravidão, aquela à qual o Espírito entrega-se voluntariamente, tendo como principal projeto de vida obter fortuna e, decorrente dela, poder, prestígio, glória. Triste projeto…

A ânsia que inunda a alma daquele que se deixa dominar pela frenética ambição da posse de valores materiais tolda a razão e brutaliza a bênção da vida. Tal a escravidão pelo ouro, tema focalizado nesta obra, que aloja seu enredo no triste episódio brasileiro que passou para a História com o nome de “O ciclo do ouro”, no século XVIII. Poderosos homens brancos, usando o Oceano Atlântico como caminho e o Brasil como endereço, arrancaram milhares e milhares de seres humanos da África, trazendo-os para as teias da infelicidade, em vida vil e morte prematura, longe da terra natal, dos lares e das famílias.

Sobre o médium

Eurípedes Kühl, natural de Igarapava, estado de São Paulo, nasceu em 1934. Casado em 1961 com Lucy Câmara Kühl, é pai de dois filhos. Bacharel em Administração de Empresas e Economia, serviu como Oficial do Exército brasileiro, atualmente reformado. Médium psicógrafo e escritor, tem trinta e dois livros espíritas publicados: quatorze livros são de autores espirituais e os outros dezoito de sua própria lavra. Os direitos autorais de todos foram cedidos a entidades assistenciais.

Dica

EVOC é uma editora espírita com diversos ebooks interessantes, sérios e todos gratuitos. Vale a pena conhecer o catálogo:

http://www.oconsolador.com.br/editora/obras_publicadas1.htm

spot_img