Autora: Teresinha Olivier
Aprendemos com a doutrina espírita que estamos encarnados para darmos mais alguns passos na nossa caminhada evolutiva, ou seja, estamos aqui, nesta vida, para evoluirmos mais um pouco, como espíritos imortais que somos, nas experiências que a vida física nos oferece.
Já tivemos muitas outras encarnações, em corpos diferentes, épocas e lugares diferentes.
Nessas experiências, usando o livre-arbítrio, fizemos escolhas certas e outras equivocadas. Desenvolvemos tendências morais positivas e negativas, que hoje fazem parte da nossa bagagem espiritual, juntamente com as conquistas no campo da inteligência.
Hoje, somos o resultado de todas essas experiências do passado, da educação que recebemos nesta encarnação e da influência da sociedade em que vivemos.
Por isso, tantas diferenças, tantas situações, tantas circunstâncias que vemos no mundo, entre as criaturas. Cada ser vivenciando situações particulares, resultantes da caminhada de cada um, no decorrer dos séculos.
Apesar de não nos lembrarmos dessas experiências, trazemos as tendências, que afloram em nosso comportamento diante de situações que as estimulam.
Quando prestamos atenção ao que ocorre no nosso íntimo, nos pensamentos e sentimentos mais profundos, vamos nos conhecendo e percebendo o que precisamos modificar em nós, o que precisamos vencer em nós.
Quando começamos a tomar consciência da nossa realidade íntima, é comum nos sentirmos pequenos e inferiores e, como não compreendemos plenamente a bondade de Deus, achamos que não merecemos o seu amor, que estamos distantes dele, como se isso fosse possível.
Segundo Allan Kardec, o pensamento de Deus preenche todo o universo e nós estamos como que mergulhados no pensamento divino, estamos nele, como ele está em nós. Portanto, nunca estamos distantes dele.
Trazemos em nós, em gérmen, todo o potencial para sermos espíritos perfeitos. Através da vontade, esforço, perseverança, vamos desenvolvendo esse potencial, nas inúmeras experiências na vida física e também nos intervalos das encarnações, no mundo espiritual.
Os espíritos elevados ensinam que as alavancas mais poderosas da evolução do espírito estão no estudo nobre e no trabalho com vistas ao bem, alimentados pela confiança nas leis divinas, que são infinitamente justas, mas também infinitamente amorosas.
Jesus disse que o Reino de Deus está dentro de nós.
Fazendo o melhor que pudermos dentro das atribuições a que fomos chamados a atuar; nos aprofundando nos conhecimentos das leis divinas; procurando harmonizar nossos pensamentos, sentimentos e atitudes a essas leis, estaremos dando pequenos passos, porém passos firmes e conscientes na direção da conquista do Reino de Deus, que já está dentro de nós.
Respeitemos o nosso tempo, mas não nos acomodemos. Valorizemos o tempo que temos, as oportunidades que nos são concedidas, as tarefas que nos são confiadas.
Nesse empenho de autoeducação, com vistas ao futuro infinito do espírito, as sombras internas que carregamos vão se dissipando, perante a pequena luz que começa a brilhar em nossos corações.
Vamos trabalhando assim, internamente, o ser humano de bem, que se constrói a si mesmo, transformando impulsos inferiores em qualidades morais nobres e elevadas, sempre sob as leis universais criadas por Deus, que têm por objetivo a perfeição e a consequente felicidade dos espíritos.