Autor: Sidnei Cardoso
“O jovem tem mania de querer mudar o mundo… E é com isso que nós contamos”
Este foi o tema do XVI Folia de Luz que ocorreu no Carnaval na cidade de Taubaté. O evento que é organizado pela Organização Não Governamental (ONG) que leva o mesmo nome do encontro, teve o número de 257 inscritos e com a participação maciça de 300 pessoas.
Todas as inscrições foram realizadas pela Internet através do site: www.foliadeluz.org.br. Como forma de inscrição, o participante deveria levar um litro de leite, para ser consumido no evento, e uma foto de quando era criança.
A abordagem das atividades foram voltadas para o jovem no mundo, despertando para o compromisso social e incentivando o mesmo a um olhar crítico para si e para mundo. O Encontro iniciou com uma atividade que conduziu os participantes ao retorno, a momentos antes dessa atual encarnação, ou seja, no plano espiritual, possibilitando à uma reflexão no planejamento dessa existência.
Durante o evento eles iriam reconstruir essa proposta, sendo utilizado as fotos, fazendo um túnel do tempo, com uma banda cantando música dos anos 80 no palco e exibindo as fotos dos participantes no telão, sendo um momento de muita emoção.
As atividades em sala envolveram assuntos como: Meio Ambiente, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Desigualdade Social, Drogas, Violência e Autoestima. Sem contar com as apresentações no palco levando humor aos participantes.
André Luiz Marcondes Junior, o Cabelo, da Mocidade Espírita de Caraguatatuba comenta como foi o seu 6º encontro de Folia: “Neste ano o estudo trouxe ao jovem liberdade de escolhas, com as situações reais do cotidiano. Aqueles que passaram por aqui acabaram por vivenciar experiências do mundo, fora do encontro”.