Francisco Thiesen nasceu no Rio Grande do Sul, em 28 de março de 1927. Desencarnou no Rio de Janeiro a 6 de agosto de 1990. Foi escritor, expositor e pesquisador espírita brasileiro. Tinha em sua personalidade a marca da objetividade e a luta constante pela causa espírita.
Seu amor era direcionado principalmente para a evangelização infanto juvenil. Seu carinho fluia intensamente pelo Departamento Editorial, do qual foi diretor por muitos anos. Fazia meticulosas anotações e observações para destinar à FEB e ao Movimento Espírita em geral uma excelente progressão.
Em parceria com Zêus Wantuil, publicou a obra, constituída de três volumes: Allan Kardec: Pesquisa Biobibliográfica e Ensaios de Interpretação. * Thiesen garantiu a transferência da sede FEB para Brasília que, como reza o Estatuto da Instituição, deve ser na Capital do País.
Foi grande incentivador da criação de cursos regulares de Espiritismo, sintonizado com as orientações de Allan Kardec, com base no “Projeto 1868”, descrito em Obras Póstumas.
Tais como: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e Estudo e Educação da Mediunidade.
Fonte: Folheto Encontro Nacional da Área da Mediunidade. FEB