Título: Introdução ao Pentateuco Mosaico: Êxodo
Autor: Astolfo Olegário de Oliveira Filho
Idioma: Portugês (Brasil)
Ano: 2023
Publicação: EVOC – Editora Virtual O Consolador – http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm
Descrição
A série Introdução ao Pentateuco Mosaico abarca os cinco primeiros livros da Bíblia hebraica, os quais constituem para os judeus o Pentateuco Mosaico ou Torá, palavra da língua hebraica que significa ensinamento, instrução ou, literalmente, Lei.
O Pentateuco Mosaico apresenta a história do povo de Israel desde a criação do mundo, conforme Moisés a descreveu, até a sua própria morte, e é nele que se encontra registrado o Decálogo transmitido a Moisés no monte Sinai.
Conforme Allan Kardec escreveu no capítulo I, item 6, d’ O Evangelho segundo o Espiritismo e mais tarde reiterou em A Gênese, o Espiritismo é a terceira revelação da Lei de Deus, da qual a primeira revelação é personificada em Moisés, a quem se atribui a autoria dos cinco livros que compõem a Torá.
Sobre Moisés, o codificador do Espiritismo escreveu: “Moisés, como profeta, revelou aos homens a existência de um Deus único, Soberano Senhor e Orientador de todas as coisas; promulgou a lei do Sinai e lançou as bases da verdadeira fé. Como homem, foi o legislador do povo pelo qual essa primitiva fé, purificando-se, havia de espalhar-se por sobre a Terra”. (A Gênese, capítulo I, item 21.)
O e-book ora lançado – que é o segundo volume da série Introdução ao Pentateuco Mosaico – é constituído de 15 capítulos, mais três textos explicativos, um glossário com termos usuais nas obras bíblicas e um resumo biográfico referente a Moisés. Ele focaliza o Êxodo, segundo livro do Pentateuco, que relata a história da libertação do povo de Israel da servidão no Egito e divide-se em três partes principais: 1a – Os acontecimentos anteriores à saída do Egito; 2a – A promulgação do Decálogo no Sinai; 3a – A organização do culto.
O propósito do autor, ao escrevê-lo, é apresentar aos espíritas – de forma didática e de fácil compreensão – o que é relatado na segunda obra do Pentateuco Mosaico, cuja autoria, como dito antes, é atribuída a Moisés. Afinal, conforme seu entendimento, não existem motivos para que os espíritas ignorem a história e a obra do homem que, segundo Kardec, “lançou as bases da verdadeira fé”.
Sobre o autor
Astolfo Olegário de Oliveira Filho é diretor de redação do jornal espírita “O Imortal” e da revista espírita O Consolador, fundada em 18/4/2007 por ele e seu colega José Carlos Munhoz Pinto.
Natural de Astolfo Dutra (MG), reside desde os 18 anos em Londrina (PR), cidade para a qual se mudou com vistas a cursar a faculdade, graduando-se então no curso de Ciências Econômicas.
Filho de pais espíritas – Astolfo Olegário de Oliveira e Anita Borela de Oliveira –, é casado com Célia Maria Cazeta de Oliveira, sendo pai de quatro filhos, avô de sete netos e bisavô de Leonardo, filho de sua neta Bruna.
Fundou e dirigiu a Editora Leopoldo Machado e é atualmente diretor da EVOC – Editora Virtual O Consolador, de Londrina (PR), sendo também editor do blog Espiritismo Século XXI.
Dica
EVOC é uma editora espírita com diversos ebooks interessantes, sérios e todos gratuitos. Vale a pena conhecer o catálogo: