Autora: Eugênia Pickina
Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu
Rubem Alves
Quem é um leitor interessado lembra-se de quais livros gostava quando era criança. O patinho feio, Trem de ferro, Milhões de gatos, O pequeno príncipe, A árvore generosa… Provavelmente tenha até escolhido alguns desses livros ou histórias para contar aos filhos, não é mesmo?
Insisto. Ler com as crianças gera benefícios que se estendem ao longo da vida. Ler uma vez por dia – na hora de dormir, por exemplo – além de expor as crianças a novas palavras, contribui para o desenvolvimento social e cognitivo, o bem-estar e a saúde mental.
E você? Lê para seu filho todos os dias? À noite, na hora de dormir? Ou durante o dia? Quem escolhe o que vai ser lido?
À medida que os pais devem acompanhar o filho na descoberta de novos mundos e histórias, ler com as crianças é um ato de verdadeiro afeto. Sim, pois quando a mãe ou o pai lê para uma criança, está dedicado totalmente àquele momento, demonstrando interesse não apenas no livro, mas também na própria criança, fomentando com isso uma atmosfera de união e amor bastante nutritiva, o que acaba por fortalecer, além do amor pelos livros, o vínculo entre pais e filhos.
Alguns benefícios da leitura na infância?
Aumento do vocabulário; estímulo à imaginação; desenvolvimento de habilidades criativas; aprendizado da empatia; incentivo à compreensão do mundo; reforço da atenção; aprofundamento do vínculo entre pais e filhos; ampliação das habilidades verbais e de redação; contato com o mundo emocional.
Notinhas
Os livros devem ser prioridade na primeira infância. O contato precoce com a leitura gera um sujeito de ação e não de reação.
Como ler com seu filho: escolha bons livros; leia em voz alta. Para as crianças pequenas, que ainda não sabem ler, essa atitude se torna um incentivo para que elas se interessem pelos livros e, mais tarde, incorporem o hábito da leitura em sua rotina; varie os livros. É importante mostrar a crianças autores infantis diversos, pois isso amplia o contato com personagens e culturas distintas, incentivando imaginação e respeito pela diversidade.
É importante incentivar a troca de livros entre colegas da escola, por exemplo, lembrando-se de apresentar bibliotecas, feiras e livrarias às crianças.
Para incentivar leitura, pais devem dar exemplo.
O consolador – Ano 17 – N 826 – Cinco-marias
Dica
Gostou do conteúdo e deseja se aprofundar mais? Leia de forma gratuita o ebook abaixo: