Autora: Eugênia Pickina
Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice
Platão
Muita gente ainda no Brasil não reconhece os museus como um “lugar de criança”.
Mas, na realidade, esses espaços de cultura e conhecimento são fontes relevantes para a educação das crianças. Como um hábito a ser desenvolvido, famílias podem nos momentos de lazer incluir esses espaços na rotina das crianças.
Nos museus, é possível aprender sobre inúmeros assuntos, como arte, história, geografia, ciência etc. O hábito de visitas incentiva na criança a curiosidade, a criatividade, a ampliação do repertório cultural, o pensamento crítico…
Para começar a introduzir as crianças no mundo dos museus, uma sugestão é escolher espaços na sua cidade (ou na região) que sejam interessantes para elas. Por exemplo, se o seu filho gosta de animais, é um grande estímulo visitar um museu de história natural… De outro lado, se seu filho gosta de astronomia, uma sugestão é fazer uma visita a um planetário.
Há também museus nas cidades que oferecem espaços específicos para crianças.
O que é importante?
Investigue e procure informações sobre as opções na sua cidade. Leia, se for possível, sobre as dicas de pessoas que já visitaram cada um desses espaços. Muitos museus, inclusive, têm sites com esse tipo de informação, para você organizar a visita com antecedência. Outros possuem até visitas guiadas para as crianças! Então, procure se informar sobre o museu e leve seu filho, desfrutando desse momento especial em família.
Notinha
Depois da visita ao museu, aproveite para conversar com seu filho sobre o que ele mais gostou e sobre o que ele menos gostou. Se na sua cidade não há museus, aproveite as viagens para levá-lo a museus. Ajude-o a desenvolver este hábito que nutre memória e conhecimento.
O consolador – Ano 17 – N 838 – Cinco-marias