Autor: Marcus De Mario
Segundo dados oficiais do Ministério da Educação (MEC), temos atualmente no Brasil 90 cursos de pedagogia no ensino superior com nota de avaliação entre 1 e 2, numa escala que vai até 5. As normas que regulam o ensino superior exigem que um curso avaliado com essas notas receba uma comissão do MEC para avaliação presencial, quando serão feitas recomendações a serem implementadas. Se numa nova avaliação a nota não crescer, o curso deve ser descredenciado.
Acontece que esses 90 cursos de pedagogia simplesmente não receberam nos últimos anos a segunda nota de avaliação. O MEC não informa se foi feita vistoria presencial. Resultado: temos 90 cursos de pedagogia de má qualidade, mal avaliados, que continuam a captar estudantes e diplomá-los.
Essa situação é calamitosa, pois esses cursos estão formando os professores e os cientistas da educação de nosso país, que chegarão às escolas despreparados para a realidade do sistema de ensino, tendo apenas teoria e quase nenhuma prática.
A deterioração dos cursos de pedagogia está tão grande, e é muito fácil entrar numa faculdade particular para fazer o curso a distância com uma mensalidade de pequeno valor, que muitas pessoas estão fazendo pedagogia apenas para ter o diploma do ensino superior, facultando a elas acessarem cargos públicos mais vantajosos. Moral da história: há uma parcela significativa de estudantes de pedagogia que nada querem com a carreira, estão apenas ganhando um diploma, enquanto a empresa que mantém o curso soma o lucro.
E há ainda mais um componente perverso: boa parte desses cursos são oferecidos totalmente na modalidade educação a distância pela internet, quando o regulamento do MEC exige uma parcela mínima de horas de aulas presenciais. Como isso é permitido?
O futuro da educação brasileira está seriamente ameaçado.
Realizando uma palestra para estudantes do 4º período de pedagogia de uma faculdade particular, não conseguimos que os mesmos conseguissem definir minimamente o que seja pedagogia e educação.
Realizando uma roda de conversa com professoras de uma escola pública, todas ostentando o diploma de pedagogia, constatamos que não tinham noção do que a pedagogia representa para a educação.
O sucateamento dos cursos de pedagogia representa o sucateamento da educação.
Educação sucateada, vilipendiada, jogada à matroca, com educadores que não sabem pensar, que não estão preparados para a realidade da escola, pouco representará para o bem-estar social, mantendo uma sociedade desorganizada, repleta de males e subserviente aos mais inteligentes e espertos.
É triste constatar a que ponto chegamos com o descaso sobre a educação.
O que deveria ser considerado essencial, pois trata do futuro humano, está jogado ao lixo, irresponsavelmente sendo paulatinamente destroçado e deixado ao relento nos subúrbios da sociedade.
Diante dessa realidade, o que já estava ruim está ficando cada vez pior, e o amanhã da nossa nação está ficando obscurecido por uma nuvem de incertezas, pois se ninguém sabe para onde vai nossa educação, qualquer destino servirá. É isso o que desejamos?
Mantemos nossa esperança de uma reversão desse quadro, continuando a trabalhar pela educação.
Nota Juventude Espírita
Para algumas pessoas, pode parecer estranho incluirmos no acervo este material.
O Espiritismo, entre outras coisas, é uma proposta de educação.
A má formação dos professores, no Brasil, é um problema crônico e grave, impactando diretamente uma sociedade mais inclusiva, justa e boa, que nos esforçamos para construir.
Por favor, não leia este texto como simplesmente uma crítica, mas reserve um tempo para refletir sobre a educação, responsabilidade profissional, seu papel neste cenário e quais ações você pode fazer para mudar isso.
Educação é uma responsabilidade de todos.