Título: Médiuns e mediunidade
Autor: Cairbar Schutel
Idioma: Portugês (Brasil)
Ano: 1923
Publicação: EVOC – Editora Virtual O Consolador – http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm
Descrição
A presente obra foi escrita com o objetivo de facilitar a compreensão dos ensinamentos contidos em O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, do qual é um resumo.
No texto intitulado “Exposição preliminar”, logo na abertura da obra, Cairbar escreveu:
“O Espiritismo, exposto aos leitores em síntese, tal como o fazemos, proporciona duas vantagens bem nítidas: primeira, a de dar àqueles que nos leem a expressão nítida, clara, racional da sua doutrina, que abrange as esferas religiosa, filosófica e científica; segunda, a de guiá-los a mais altos empreendimentos, infundindo-lhes nas almas o desejo de aprofundar a Revelação Nova, que veio iniciar uma nova era no progresso dos povos.”
Além do texto acima citado e da Conclusão, o livro é constituído de 40 capítulos, em que o autor esmiúça, de forma simples e objetiva, o tema mediunidade e os variados tipos e modalidades em que a faculdade mediúnica se apresenta.
Sobre o autor
Cairbar de Souza Schutel (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1868 – Matão, 30 de janeiro de 1938) foi um divulgador espírita, político, farmacêutico e filantropo brasileiro.
Teve grande importância na história do Espiritismo, e de Matão, tendo sido fundamental em sua elevação de povoado para município, sendo o seu primeiro intendente, cargo equivalente ao atual prefeito, que exerceu de março a outubro de 1899, e, depois, de 18 de agosto a 15 de outubro de 1900.
Era respeitado por todos na cidade em sua época, chegando a comprar com seus próprios recursos o prédio para a instalação da prefeitura; foi consagrado com o título de “O Pai dos Pobres” da cidade, dava remédio de graça aos carentes e utilizava sua própria casa para acolher doentes.
Dica
EVOC é uma editora espírita com diversos ebooks interessantes, sérios e todos gratuitos. Vale a pena conhecer o catálogo: