Autor: Ulisses Cardoso
Olhaaaaa eu de novo aqui gente, mais uma vez para demonstrar como a mocidade pode e esta se relacionando com as crianças através da evangelização infantil.
Eu Ulisses Cardoso mais uma vez vou falar da minha mocidade a Luz e Amor aqui de Diadema-SP. A mocidade aqui tem seu estudo aos sábados das 10 horas da manha até às 12 horas, porém o que acontece antes desse horário no centro? Acontece a evangelização infantil das 8 horas às 10 horas.
A evangelização das crianças acontece da seguinte forma. As crianças são divididas por idade em diversas turmas, sendo elas: o maternal a turma para crianças de 0 a 3 anos; o jardim para crianças de 4 a 6 anos; o primeiro ciclo para crianças de 7 e 8 anos, o segundo ciclo para crianças de 9 e 10; o terceiro ciclo para crianças de 11 e 12 anos e a Juventude com “crianças” de 13 e 14 anos. Detalhe importante os pais, responsáveis, parentes ficam no mesmo horário na sala de pais, onde também são evangelizados, onde eles discutem assuntos familiares (Basicamente uma terapia em grupo).
Mas o que a mocidade tem a ver com isso?
Aqui no Lar Espírita Luz e Amor os integrantes da mocidade que tenham por volta de um ano de frequência, nas aulas podem (e devem) ajudar na evangelização, onde eles são divididos pelas diretoras do Departamento de infância, juventude, mocidade e pais (Responsáveis por esse trabalho na casa) para assumirem uma turma especifica de acordo com os desejos dos jovens, mas competências, responsabilidade, potencial e principalmente perfil que combine com as demandas da turminha, também são levados em conta pelas diretoras para definição de quem assume qual sala. O ideal é que cada turminha tenha pelo menos 3 evangelizadores (número que pode variar para mais ou para menos). A única turma da Evangelização que os jovens da mocidade não assumem é a turma da juventude, onde apenas adultos que tenham todos os cursos ou terminando os cursos podem assumir a turma da juventude, devido também à proximidade de idade entre ambas as turmas.
Os jovens da mocidade assumem cada turma muitas vezes com um adulto, tendo assim uma relação de igualdade para com o mesmo e criando uma relação de amizade entre gerações, fruto do trabalho com a molecada que cresce admirando os “TIOS/AS” e seguindo seus passos, dentro da evangelização quando atingem a mocidade.
E essa relação com os pequenos é muito gostosa, ainda mais, quando eles crescem e continuam ali no lugar que um dia você ocupou também saber que você tem uma parcela de colaboração com a formação/evolução de outro espirito e ver nossa contribuição para com a continuidade do trabalho dentro casa espírita, é muito gratificante.
Confira as fotos do trabalho:
Para conhecer melhor o trabalho da mocidade, segue página do Facebook: https://www.facebook.com/mocidadeluzeamor/