fbpx

Mocidade espírita: Um grupo e uma finalidade

A Mocidade Espírita é um grupo de jovens que se reúnem periodicamente para estudar Espiritismo buscando entendimento para os problemas atuais à luz da doutrina espírita ao mesmo tempo em que promove seu desenvolvimento pessoal na interação com o coletivo.

Chamamos a atenção para as concepções de GRUPO e PARTICIPAÇÃO que orientam as relações entre os jovens espíritas que participam das Mocidades Espíritas, o que nos auxiliarão a entender como os trabalhos ocorrem na Mocidade.

A “solidariedade”, concebida como um princípio de conhecimento que se constrói com o outro, orienta as relações de aprendizagem do grupo e, “fazer parte” significa a possibilidade de um indivíduo incorporar as práticas e características de um grupo mais amplo, de modo a vir a ser reconhecido e aceito como parte ou membro dele.

Em um grupo:

  • Há participantes e não “alunos”;
  • Há um coordenador e não um “professor”;
  • Há troca e não transferência de conhecimento;
  • Há estímulo e não cobrança;
  • Quando um elemento do grupo falta, todos perdem, ou deixam de ganhar, inclusive ele;
  • Valoriza-se o desenvolvimento do indivíduo nas suas interações com o coletivo.

O objetivo da reunião da Mocidade Espírita é o estudo da Doutrina Espírita codificada por Allan

Kardec. Essas reuniões são sustentadas por relações de aceitação e respeito mútuos entre todos que participam do grupo. O estudo é o carro chefe das Mocidades, mas é a vivência do Evangelho que cria e fortalece essas relações conservando-as nos espaços fraternais e nas atividades desenvolvidas.

O documento “Diretrizes para Ações da Juventude Espírita do Brasil” (CFN-FEB, 2014), esclarece que as reuniões da Juventude/Mocidade Espírita têm como objetivo:

  • Proporcionar o estudo e a vivência da Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto, e dos ensinos morais do Evangelho de Jesus, visando sua aplicação à vida diária e à formação de pessoas de bem.
  • Promover e estimular a integração do jovem “consigo mesmo, com o próximo e com Deus”, bem como no conjunto de atividades dos Centros e do Movimento Espíritas;
  • Oferecer ao jovem a “oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível”

Kardec, na resposta a questão 768 de O Livro dos Espíritos, nos lembra que precisamos um dos outros, que de mãos dadas é mais fácil caminhar, que sozinhos nunca estaremos e como diz a canção “juntos somos um e podemos bem mais”. Por isso reforçamos o aspecto solidário das ações da Mocidade, e propomos resumir assim seu objetivo:

  • Estudar a Doutrina Espírita exercitando e sustentando as relações do grupo de jovens pela vivência do Evangelho de Jesus, ensejando que esse aprendizado se estenda às suas vidas fora do espaço do Centro Espírita.
  • Possibilitar uma rica vivência dos conteúdos doutrinários apoiada na maneira de viver proposta pelo Evangelho de Jesus para que o jovem encontre a si mesmo na reunião com seus pares, desenvolvendo-se como um cidadão sem fronteiras e como mensageiro da paz no mundo.

Em linhas gerais, o encontro dos jovens de uma Mocidade Espírita tem por objetivo o estudo da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec visando à compreensão da expansão dos limites da realidade existencial do ser, com a finalidade de ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades tendo em vista a formação do homem de bem. A solidariedade, concebida como um princípio de conhecimento que se constrói com o outro, ancorada nas práticas participativas que orientam as ações das Casas Espíritas, depende da colaboração de todos, ao mesmo tempo em que estimula os envolvidos ao compartilhamento de suas experiências.

Espera-se que resulte desse trabalho, necessário mas não tão fácil, o fortalecimento das relações e o enriquecimento dos serviços que a Casa Espírita poderá prestar a sua comunidade.

Dica

Material extraído do livro abaixo. Leia o ebook de forma gratuita:

spot_img