Autora: Eugênia Pickina
As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes
Antoine Saint-Exupéry
Li O Pequeno Príncipe na infância e me senti comovida pela história e belas ilustrações. Adolescente e depois adulta, reli o livrinho algumas vezes, pois a narrativa contém mensagens importantes e um conteúdo filosófico valioso.
Considerado um livro para criança, O Pequeno Príncipe foi escrito por Antoine Saint-Exupéry, um ilustrador e aviador, em 1943. Um clássico da literatura infantil em todo mundo, amado por crianças e adultos, o livro é um dos mais vendidos de todos os tempos.
O Pequeno Príncipe é uma bela história de reflexão e aprendizado. A trama gira em torno das experiências do pequeno Príncipe, um jovem que sai de seu planeta e viaja à procura de novos mundos e descobertas. Em uma de suas aventuras o pequeno Príncipe vai parar na Terra, mais especificamente no meio do deserto, local em que encontra um piloto perdido após um pouso difícil. Enquanto o piloto tenta consertar seu avião, os dois criam um forte laço de amizade, compartilhando histórias e aprendizagens.
Atemporal, o livro oferece uma história poética que fala sobre nosso cotidiano, nossas amizades, nossa ganância, nossos erros ordinários e repetitivos: o homem que não vê com o coração, que só se importa com o trabalho, que só cultiva o dinheiro, que não tem bons amigos e, principalmente, o homem que não é capaz de manter viva a criança dentro de si. Guiado por um rico conteúdo, O Pequeno Príncipe leva o piloto (e o próprio leitor) a refletir sobre as certezas da vida.
Livro infantil recomendado para crianças a partir de 10 anos, ele também é uma daquelas histórias que merecem ser revisitadas sempre, porque sua mensagem é capaz de nos cativar profundamente ao longo da vida, suas incertezas e desafios…
À medida que a boa literatura funciona também como lições significativas, O Pequeno Príncipe é um livro que toda criança merece conhecer… E se você não leu, aproveite para ser inspirado por essa bela história pontuada por ricos ensinamentos.
Notinhas
São personagens preciosos do livro: o pequeno Príncipe, o piloto, a rosa, a raposa…
Alguns trechos inesquecíveis:
“É o cuidado que você dedicou a sua rosa que a faz tão especial.”
“É bem mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se conseguir julgar a si mesmo, provará que é um verdadeiro sábio.”
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.”
O consolador – Ano 16 – N 806 – Cinco-marias