fbpx

Como foi a organização da COMETA 2018

Autor: Felipe Gallesco

O objetivo deste material é resumir como foi à realização e experiência que tivemos na realização deste evento para juventude espírita. Acreditamos que através dessa troca de informações poderemos auxiliar grupos que estejam começando com este tipo de trabalho.

Participaram aproximadamente 70 jovens de diversas casas espíritas

Evento

A COMETA é um evento para jovens espíritas e significa Confraternização das Mocidades Espíritas do Tatuapé. Ela acontece todos os anos, tendo sida realizada em 04 de Março de 2018. A organização foi feita pelo departamento de mocidades da União das Sociedades Espíritas, distrital Tatuapé.

Pra quem ainda não conhece, Tatuapé é um bairro localizado na cidade de São Paulo e, apesar de levar este nome, são diversos bairros vizinhos que unidos formam a distrital Tatuapé.

Janeiro de 2018 mal tinha começado e um dos assuntos mais comentados nos grupos de juventude espírita era: “Qual o tema da COMETA?”. Todos os anos procuramos escolher um tema para ser trabalhado na visão espírita e que esteja relacionado com as principais vivências dos jovens da região.

Depois de muitas conversas o tema escolhido coletivamente foi Meu lugar no Mundo, e para trabalhar toda a série de assuntos relacionados ao tema, utilizamos como principais referências: Livro A gênese, codificado por Allan Kardec, A caminho da Luz de Emmanuel, textos da revista espírita, textos do site juventude espírita, série cientificas, nerds, músicas, filmes do Star Wars e tudo que fosse relacionado ao universo.

Todo este material foi estudado de Janeiro até Março de 2018. Todas a organização do evento ficou a cargo dos jovens que frequentam as diversas casas espíritas da região e que se reuniam aos domingos durante a tarde na Associação Espírita Henrique de Castro.

Cartaz da COMETA

Como o evento foi realizado durante todo o dia, fornecemos aos participantes apostila de estudo e refeições (café da manhã, almoço e café da tarde). Tudo estava incluso no valor da inscrição de R$ 5,00, onde o jovem precisava se inscrever previamente pela internet. Percebemos que pedindo valor de inscrição o número de faltantes era menor.

Em outras edições não pedíamos o valor de R$ 5,00 para inscrição, porém muitos jovens se inscreviam e faltavam no dia do evento (o que fazia sobrar muita comida) e dificultava a organização por ter um número diferente do esperado.

Trecho do vídeo de divulgação com a Thalissa

Finalmente chega o dia da COMETA

As equipes de trabalho foram divididas em organização, limpeza, cozinha, fotografia, sustentação e monitoria (aqueles que facilitam o estudo). Toda a equipe era composta exclusivamente por jovens espíritas exceto a equipe de sustentação que foi formada por médiuns da casa para dar suporte aos espíritos que sentiam necessidade de se comunicarem (essa equipe ficava em local separado das demais).

Com todos os participantes no salão o evento começou (um pouco depois do horário, pois tivemos dificuldade para imprimir os crachás (culpa da impressora)). Foi passado vídeo sobre a origem do universo, feita dinâmicas de apresentação e etc.

Depois os jovens foram separados em salas diferentes para estudo. Trabalhando com grupo reduzido de pessoas é possível estimular muito mais a participação e separar as chamadas “panelinhas” facilitando muito a formação de novas amizades (já que muitos jovens não se conheciam por participar de grupos e casas espíritas diferentes).

Quebra-cabeça construído durante o estudo

Nas salas foram estudados frases de textos, realizadas dinâmicas, desafios tipo quebra-cabeça e discussões. Sempre tendo como base o livro A gênese e relacionando os temas com a doutrina espírita.

O evento foi transcorrendo bem e finalmente chega a hora do almoço. O cardápio foi elaborado para atender bem todas as pessoas com diferentes necessidades alimentares. Tinha comida para vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose e etc. O participante quando se inscrevia para o evento já indica se precisa de algum cuidado ou alimentação especial e, desta forma, conseguimos nos planejar antecipadamente.

Guto e Vivi servindo o almoço

Depois do almoço teve apresentação do grupo de teatro e dança chamado Dantea. Este grupo foi formado reunindo trabalhadores de diversas casas espíritas que se reúnem para divulgar a doutrina espírita, e finalmente a divisão por salas optativas.

Apresentação do grupo Dantea
Apresentação musical

As salas optativas eram 4 com temas diferentes e duração de 1 hora cada. O jovem no momento da inscrição faz a escolha de duas, cujo tema mais lhe interessa e participa delas.

Salas

  1. Milagres de Jesus: Gallesco e Marina Chaparro – Porque será que mesmo após ter dedicado um livro inteiro sobre o Evangelho  Kardec volta a retratar e aprofundar em Gênese o nosso entendimento sobre o as palavras do mestre?
  2. Apocalipse : Jean e Felipe – Apocalipse, Armagedon, Julgamento Final. O que devemos entender sobre o Planeta Terra em Transição e o que vem a ser o Mundo de Regeneração?
  3. Ufologia espírita: Lucas de Sá e Lucas Koritar – Quais os mistérios e evidências da vida extraterrestre. Estariam eles entre nós encarnados e desencarnados?
  4. A Bíblia tinha razão: Helô e Thalissa – Será que a mística bíblia pode ser interpretada de um forma científica e espírita para podermos entender os seus mistérios. O que será que ela nos tem a dizer sobre as origens e o futuro da Terra e do homem que a habita?
Sala de estudo
Sala de estudo
Sala de estudo
Sala de estudo

Ao final os jovens foram reunidos no salão para formação de novos grupos para discussão e encerramento sobre o “nosso lugar no mundo”.

Antes de saírem teve também um café da tarde e pedimos para preencherem uma ficha de avaliação, onde pedimos sugestões de onde melhorar, o que acharam do evento e etc.

Avaliação

Como realizamos este evento todos os anos temos já uma certa experiência e facilidade para organizar. Toda a equipe envolvida considerou o evento muito proveitoso, principalmente por aproximar a doutrina espírita com o cotidiano do jovem.

Nas avaliações dos participantes os principais pontos foram: 

  • Poder ir em mais oficinas;
  • Oficinas com tempo maior;
  • Incluir sobremesa.
Juventude Espírita 12/03/2018

spot_img