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Para ser uma escola inovadora

Autor: Marcus De Mario

Para ser uma escola inovadora não basta derrubar paredes, arrancar grades, disponibilizar tecnologias e dar participação aos alunos. Não basta acabar com provas e notas e colocar todos para trabalhar em grupo, nem mesmo basta o desenvolvimento de projetos com o professor fazendo o papel de orientador e tutor. Se, por um lado, tudo isso faz parte de uma escola inovadora, ao mesmo tempo não significa que essa escola possa ser classificada como uma escola inovadora. Isso porque está faltando o essencial, o que realmente caracteriza uma escola como inovadora.

Esse essencial é representado pelos valores, ou princípios, que devem reger seu projeto pedagógico, e que estão intimamente ligados ao aprendizado de competências emocionais na formação de cidadãos conscientes, com autonomia e responsabilidade.

Assisti reportagem sobre uma escola norte-americana considerada inovadora, com tecnologia de ponta à disposição dos alunos, que têm plena liberdade para estudar e desenvolver projetos, entretanto em nenhum momento nas falas da diretora, da coordenadora ou dos professores e alunos, vi alguma referência à ética, à solidariedade, ao respeito, valores humanos fundamentais na formação das novas gerações.

Estão preocupados em capacitar crianças e jovens para estarem preparados para as altas demandas da nova sociedade do terceiro milênio, ou seja, para o uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas, para novas formações profissionais, esquecidos que isso não significa que tenhamos adultos honestos, incorruptíveis, que pensam no coletivo antes de em si mesmos e nos seus interesses, como vemos acontecer hoje.

Se mudar a metodologia bastasse, muitas revoluções pedagógicas já teriam acontecido, influenciando fortemente a sociedade, mas a experiência demonstra que isso não é o suficiente, novas metodologias não fazem milagre. Precisamos de mudanças conceituais a partir da filosofia que rege a educação.

Veja-se o caso da cidade do interior brasileiro, onde o prefeito resolveu colocar lousa digital em cada sala de aula das escolas públicas de seu município. E propagou que ali as escolas eram inovadoras. Inovadoras em quê? Os professores receberam capacitação para trabalhar com o novo recurso? As escolas possuem internet de qualidade? Será que os recursos financeiros gastos não poderiam ser utilizados de forma mais pedagógica, de acordo com as demandas das escolas e seus professores? E quem é o prefeito, que nada sabe sobre educação, para dizer que lousa digital ou qualquer outro dispositivo tecnológico, seja sinônimo de escola inovadora?

São valores fundamentais de uma escola inovadora: respeito, solidariedade, afetividade, honestidade, responsabilidade, autonomia, convivência e ética.

Tudo o que for desenvolvido, tudo o que for acontecer na escola inovadora, tem que estar regido por esses valores, que norteiam todos os procedimentos pedagógicos, todos os objetivos. Fora isso, será apenas uma escola com uma metodologia diferente … e mais nada.

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