Autor: Rodrigo Prado
“Atitude de amor” foi o tema central do 8º Encontro de Dirigentes do Departamento de Mocidades da Aliança Espírita, realizado na cidade de Ribeirão Preto, nos dias 2 e 3 de setembro.
No sábado, dia dois, logo cedinho, caiu um grande temporal na cidade e provocou alguns estragos nas imediações, quedas de árvores e placas, etc, mas esses imprevistos felizmente não foram impeditivos para que o evento começasse, e logo a eletricidade voltou e foi iniciada a abertura, com muita música e alegria, e a grande empolgação da moçada já que muitos ali estavam revendo vários amigos. Tudo bem ao gosto das confraternizações juvenis.
O evento contou com três módulos de estudos: Deus, Conduta Religiosa e Preconceito. E de forma bem dinâmica, os jovens escolhiam em qual das salas queriam ir primeiro, sendo que até o final, todos passariam pelos três módulos. Além desses sub-temas, também houveram no sábado a noite, salas optativas com temas diversos, dentre eles : política, violência, assistência social, etc.
Tudo favoreceu para que os cerca de cento e cinquenta jovens presentes, pudessem aproveitar bem os dois dias, a começar pela escola que tinha uma ótima infra-estrutura, com várias salas, refeitório, pátio amplo e um lindo bosque, que contava com a presença de alguns exóticos mascotes, quatro belíssimos pavões que andavam pela escola, uma decoração natural com a beleza de suas plumagens. Além desses pequenos amiguinhos, o local contava ainda com panificadora, mini-fazenda com diversos animais e horta, ou seja, uma escola modelo na região.
Por esses motivos, mas principalmente pelo clima muito agradável graças à presença de tantos jovens imbuídos do mesmo ideal e ao maravilhoso auxílio da espiritualidade amiga, as horas transcorreram rapidamente, como toda vez quando fazemos algo muito prazeroso e, de repente, o tempo acaba.
Cada sub-tema se aprofundou na sua proposta, porém sem perder o enfoque do tema central, e assim no módulo Deus, através de uma dinâmica muito profunda, cada um pôde perceber como o Criador está presente em nossas vidas, o que veio a tona uma emoção muito grande, que algumas vezes não nos permitimos sentir, já que no diaa-dia a razão fala mais alto e ficamos por tentar racionalizar as coisas, mas ali não, felizmente foi um momento para sentir, deixar o amor que há dentro de nós brotar.
Um outro módulo bastante interessante foi o do Preconceito, que se propôs abordar esse assunto tão presente em nossas vidas. O sub-tema enfocou o preconceito religioso e deteve-se na discriminação de uma religião para com a outra, e relembrou o quanto isso é prejudicial para o ser. Fez um breve relato da origem das religiões e dos pontos em comum, mas o grande destaque foi para o Espiritismo, uma vez que em seus adeptos, o preconceito também faz muito presente. Foi interessante para muitos ali participantes saber e conhecer de maneira mais ampla que além da Aliança, existem outros órgãos de unificação do espiritismo, e além deles há diversas instituições espíritas, como as Associações dos Médicos, dos Delegados, dos Jornalistas Espíritas, e por aí vai. A abordagem ressaltou a importância de cada uma delas, pois todas tem um papel fundamental dentro da doutrina, o que nos cabe aqui relembrar o grande amigo, Dr. Bezerra de Menezes que sempre ressaltou isso, e do quanto é salutar que todos esses grupos trabalhem unidos, pois em conjunto têm mais forças e podem amparar muito mais a sociedade.
O evento terminou no domingo após o almoço, mas mesmo um pouco cansada, a galera não desanimou, e no caminho de volta, como de costume, foi a maior alegria no ônibus, todos conversavam, cantavam, riam, comiam, brincavam, e nisso cada um pôde conhecer um pouco mais os amigos e colegas, e porque não a si mesmo, na formação de mais um momento mágico que ficará na memória e no coração de todos, experiências fundamentais que farão toda a diferença mais para frente quando muitos desses jovens assumirem outros compromissos, seja no movimento espírita, no centro, no trabalho, ou na vida pessoal.
Detalhe: Sobre o tema Atitude de Amor, esse é um capítulo do livro Seara Bendita, onde o espírito Cícero Pereira transcreve uma palestra realizada pelo Dr. Bezerra de Menezes, que mais uma vez fala magnificamente do importante assunto da unificação pelo amor.