fbpx

Reunião online de comunicação para jovens espíritas 2020

Por: Jean Lucas

1ª Parte – Apresentação dos projetos

A primeira parte da reunião teve como objetivo apresentar os membros participantes e os projetos que atuam na frente jovem espírita. Os projetos apresentados foram:

  • JUVENTUDE ESPÍRITA – O site apresenta o maior conteúdo de texto focados para jovens espíritas do mundo com as mais diversas temáticas.

Site: juventudeespírita.com.br
Instagram: @juventudeespiritaoficial
Facebook: www.facebook.com/juventudeespirita
YouTube: Juventude Espírita
E-mail: [email protected]

  • MOVIMENTO SEJA – O movimento apresenta estratégias de engajamento e mobilização de jovens e cria mecanismos que facilitem a comunicação das ideias espíritas com as juventudes.

Instagram: @mov.seja

  • REVELI – Clube de Assinatura Espírita, uma nova forma de divulgar a Doutrina Espírita através do entretenimento. Filmes, séries, documentários e, de quebra, uma box cheia de produtos do universo Espírita.

Plataforma de Streaming: www.reveli.com.br

Reveli Box: https://clube.reveli.com.br

Facebook: www.facebook.com/reveliapp

Instagram: @reveliapp

E-mail: [email protected]

  • ESPÍRITA JOVEM FAN PAGE – Página de divulgação sobre os mais diversos conteúdos Espíritas, e ainda frases diárias de conforto e alegria com uma bela pitada de filosofia kardecista.

www.facebook.com/espiritajovemoficial

2ª Parte – Apresentação de dados e pesquisas

Exposição dos dados

Foram apresentados os dados sobre as principais temáticas e o que podemos aproveitar para extrair do senso espírita. As temáticas que os jovens mais procuram foi apresentado pelo relatório do Google Analytics do último ano e meio do site Juventude Espírita que constatou que relacionamentos/sexualidade, apoio a casa espírita e mediunidade/contato com o mundo espiritual foram os temas mais procurados.  Na pesquisa[1] desenvolvida pelo pesquisador espírita Ivan Franzolin pudemos constatar que o número de jovens no movimento é bastante restrito, sendo que na maioria das casas ele é de menos de 10%. Mais de 70% do público possui entre 40 e 70 anos, e ainda a maior parte dos espíritas são mulheres que correspondem a mais de 65%. Além disso, a maior parte se declarou de raça branca quase 70%.

Análise dos Dados

  • Foi percebido que a população espírita é ainda bastante homogênea no sentido que a maior parte é branca e escolarizada. Além disso, há um “gap” entre as fases infantis, juvenis e adulta. A representatividade da pesquisa ainda é pequena e que é necessária uma maior divulgação para pesquisa do próximo ano para melhor apresentação dos dados, regiões como norte e nordeste tiveram pouca representatividade. Os grupos irão ajudar nas próximas divulgação para aperfeiçoamento do senso.
  • Todos os grupos perceberam que nos relatórios de acesso de suas páginas do Facebook há pouco acesso do público jovem. Diferentemente do Instagram e o Tik Tok. Cabe uma ressalva ao Youtube que ainda é uma plataforma bastante importante e de ampla divulgação.
  • A carência de jovens nos centros espíritas e reforçada a necessidade de fortalecer os projetos de comunicação para prospectar novos participantes desse público.

3ª Parte – Ações para as próximas reuniões

  1. Ficou acordado na reunião que seria realizada sempre no primeiro domingo de cada vez, na ferramenta Zoom às 19h.
  2. Cada mês um projeto será apresentado. Os responsáveis pelo projeto que irão criar o formato da reunião e deverá ter momento aberto para perguntas.
    1. O próximo projeto será o movimento SEJA de PE.
  3. Na primeira reunião o projeto apresentado foi o acervo Juventude Espírita, segue principais pontos:
    1. Fazer um projeto simples para continuar no decorrer dos anos (o mais difícil não é começar, é manter);
    2. Tomar cuidado na utilização de imagens retiradas da internet ou citar casas espíritas sem ter autorização;
    3. Criar conteúdo com linguagem adaptada ao público jovem;
    4. O projeto no futuro irá abordar temas sobre economia e sustentabilidade, por falta de materiais ligados ao tema espírita.
    5. No campo de temas será abordado os seguintes assuntos em futuros textos/ lives e vídeos:
      1. Transtorno mental – Depressão
      2. Sentimento – Mágoa
      3. Comportamento – Hipocrisia
  4. Foi criado um grupo de Whatsapp para participantes de projetos ligados ao jovem espírita poderem trocarem ideias.

[1] https://drive.google.com/file/d/1pfqvFxA0a5taEpmzaJ6gaQHjEeCLeGpr/view

Juventude Espírita 22/06/2020

spot_img