fbpx

Recebendo novos jovens na mocidade: Kit boas-vindas

Autor: Felipe Gallesco

A reunião da Mocidade Espírita é pública e geralmente ocorre uma vez por semana, podendo variar o dia e horário de acordo com cada casa espírita.

Em alguns locais existe a recomendação de idade para participar, geralmente o jovem entra com idade maior ou igual a 14 anos. Essa recomendação existe porque todo planejamento de assuntos que serão abordados e métodos didáticos foram planejados para esta fase da vida.

Tratando-se de novos participantes, podemos destacar dois tipos:

Participante espírita ou simpatizante

De família espírita, criado desde pequeno conhecendo os princípios da doutrina, ou que já tenha participado da casa espírita, seja através do departamento de Infância ou Pré-Mocidade; ou ainda, que conheça um pouco de Espiritismo, que aprendeu através de livros ou filmes. Este participante quando chega, já possui uma vaga ideia sobre o que seja a Mocidade Espírita.

Participante não espírita

Pode ser um curioso, alguém que tenha começado a frequentar o centro porque começou a fazer algum tratamento ou recebeu alguma recomendação. No geral, este participante chega sem saber o que seja Espiritismo ou Mocidade Espírita.

Alguns jovens que chegaram nessa condição, relataram que sentiram muito medo, pois não sabiam se haveria manifestação de espíritos, ou que tipo de trabalho seria realizado.

Justamente, pensando nestes dois casos, recomendamos aos organizadores da Mocidade adotar os seguintes procedimentos:

Ficha de inscrição

Quando o participante vem pela primeira, vez é solicitado que preencha uma ficha simples de inscrição, um pouco antes da prece de abertura. Nessa ficha constam as seguintes informações:

Nome:

Idade:

Já participou da casa espírita: Sim/ Não

Já estudou Espiritismo: Sim/ Não

Contato: email ou telefone (opcional):

Com base nessa ficha é possível conduzir o estudo de maneira mais assertiva, garantindo que o novo participante possa acompanhar os assuntos que estão sendo abordados.

O campo ‘contato’ existe, pois caso a pessoa nunca mais retorne, os dirigentes da Mocidade podem entrar em contato para saber se a pessoa está bem, se ocorreu algum problema ou se não gostou da reunião. Justamente graças a esses contatos, ficamos sabendo de situações onde o jovem nunca mais retornou para a Mocidade por falta de dinheiro para pegar o ônibus. Esses casos podem ser levados para a direção do centro.

Kit boas-vindas

Não existe um modelo pronto de kit boas-vindas. Cada grupo monta o kit de acordo com os recursos que possuem. Para abordar a ideia do Kit vou descrever um que recebi há alguns anos da Mocidade Espírita Paz Amor em Jesus (MEPAJ), quando visitei para conhecer o grupo.

O Kit era um saquinho transparente, fechado com uma fita colorida e dentro havia alguns papéis cortados e enrolados e um bombom. Nos papéis havia:

  • Texto resumido do que é o Espiritismo;
  • Texto resumido do que é a Mocidade Espírita e quais atividades aquele grupo realizava;
  • Cronograma de dias e horários das atividades da casa espírita.

Além do kit havia uma pessoa que tinha a função de acompanhar o novo participante na reunião, perguntando se estava compreendendo o tema, se estava gostando, se tinha sugestões. Todo este trabalho de recepção facilita muito a adaptação do novo participante e possibilita a criação de laços de amizade.

Sempre começar pelo início

Muitos novos integrantes, quando começam a participar da Mocidade, querem continuar estudando os assuntos em casa e pedem aos trabalhadores da mocidade recomendação de leitura para aprender sobre Espiritismo.

Por falta de experiência, muitos trabalhadores recomendam como primeiro livro algum romance espírita, principalmente o livro Nosso Lar do médium Chico Xavier, onde o espírito André Luiz narra suas experiências pós-desencarne. Apesar de ser um excelente livro, não abrange todos os diferentes pontos tratados pela doutrina espírita.

Nossa indicação é recomendar Allan Kardec, principalmente o livro O que é o Espiritismo. Esse livro é pequeno, em média 171 páginas de acordo com a edição. A linguagem é bastante clara, os textos não são cansativos, pois foram escritos na forma de diálogos e abordam diversos aspectos da doutrina espírita. É a melhor indicação para quem está começando e pode ser encontrado gratuitamente na internet (site da Federação Espírita Brasileira).

As três recomendações para recepção de novos participantes na Mocidade Espírita são fruto da observação e pesquisas das práticas abordadas por diferentes grupos. Não constituem uma fórmula pronta, porém em todas as vezes que foram adotados estes três itens, a recepção de novos jovens tornou-se muita mais efetiva.

Juventude Espírita 10/09/2018

spot_img