fbpx

Salve, professor!

Autor: Marcus De Mario

Embora o magistério seja uma profissão desvalorizada e os professores estejam enfrentando sérios problemas nas escolas, sendo alvo até mesmo de violência física por parte de muitos alunos, temos que destacar a importância dos mestres na sociedade humana, pois deles dependemos para crescer, aprender e desenvolver nosso potencial. No Brasil, da educação infantil ao ensino superior, convivemos com eles, em média, por pelo menos dezessete anos, às vezes menos, outras vezes mais tempo. É uma convivência considerável e muito significativa.

Para termos qualquer profissão dependemos dos professores e da escola. Podemos ter nossas queixas deste ou daquele professor, lembrando que não existe perfeição na humanidade, em qualquer setor vamos encontrar os bons e os maus profissionais, e isso não é diferente no magistério, mas precisamos valorizar aqueles que se dedicam com amor ao seu trabalho, esforçando-se em dar o seu melhor e sendo criativos e dinâmicos, fazendo a diferença.

Seja no trabalho presencial ou virtual, quantos não sacrificam a vida pessoal e familiar em favor dos seus educandos? E nisto temos que colocar igualmente os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos, fazendo da sua escola um referencial na comunidade, apesar de todos os problemas enfrentados quando se trata de escola da rede pública de ensino. Mas vamos evitar neste texto falar do que é negativo, pois nossa intenção é realçar o positivo.

Trabalhando, através da educação a distância, com cursos voltados para professores, temos recebido depoimentos que nos sensibilizam, encontrando professores das mais diversas regiões brasileiras realizando atividades admiráveis, e com visão mais profunda sobre a educação e o papel da escola na sociedade.

Os pais não devem apenas procurar a escola mais próxima de sua residência para matricular seus filhos, devem procurar em seu bairro ou distrito a escola que tenha professores que amam o magistério, e que seja referência de qualidade no processo ensino-aprendizagem, mesmo que isso leve a um tempo maior de deslocamento. Essa escola e esses professores existem!

Todas as vezes que somos convidados para estar numa escola ou num evento sobre educação, e levamos o projeto Escola do Sentimento para apresentar, o fazemos com disposição de despertar as consciências que ainda estão adormecidas, e de incentivar os que já estão trabalhando para sair da mesmice, a continuar, com força de vontade, superando os obstáculos.

E quantas vezes somos gratamente surpreendidos com depoimentos e projetos que merecem aplausos e, mais do que isso, merecem ser divulgados e espalhados pelas escolas deste nosso Brasil.

Nossa nação é repleta de grandes educadores, de professores que fizeram e fazem história, como Anísio Teixeira, Anália Franco, Lauro de Oliveira Lima, Eurípedes Barsanulfo, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Rubem Alves, Cecília Meireles e tantos outros, verdadeiros mestres dedicados à educação, muitos considerados referências internacionais quando se trata de falar de pedagogia e de escola.

Que a nova geração entenda a importância da educação e de ser professor.

Que os professores de todo o Brasil recebam nossa gratidão, nosso abraço e nossa saudação; salve!

spot_img