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Sandrelena Monteiro: O jovem espírita

Entrevistador: Guaraci de Lima Silveira

Sandrelena da Silva Monteiro (foto) nasceu em Cipotânea (MG), mas atualmente reside em Juiz de Fora (MG). Conheceu o Espiritismo em 1991 e a partir daí tornou-se orientadora de Mocidades espíritas, função que exerce desde aquela época. Hoje trabalha no Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora (IDE), onde foi coordenadora, até o ano passado, da área de Mocidade. Colabora atualmente em um grupo de apoio a médiuns e deve coordenar a próxima turma do COEM – Curso de Orientação e Educação Mediúnica, além de participar de um grupo mediúnico.

Pedagoga, Mestre em Educação e professora no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Três Rios (RJ), Sandrelena conversou conosco sobre suas experiências com os jovens espíritas, dando-nos importantes informações sobre o assunto. 

Sandrelena da Silva Monteiro

Em sua visão, quais as expectativas dos jovens na atualidade?

Sinceramente, creio que eles desejam construir um presente e um futuro melhor do que o que estão vendo e vivendo, mas muitos se encontram perdidos, não sabem que caminho seguir, pois os modelos apresentados pela sociedade, particularmente pela mídia, não têm sido um referencial a ser seguido. Eles negam o que se lhes apresenta, mas ainda não sabem fazer diferente, o que os acaba levando a cometer erros semelhantes. 

A proposta acadêmica é uma busca consciente do jovem ou apenas um meio necessário à sua sobrevivência enquanto futuro agente no mercado?

Infelizmente, vejo que grande parte dos jovens busca uma formação acadêmica mais por imposição e exigências sociais que por ideal de vida.  Sabem que a formação acadêmica não é garantia de se constituir uma pessoa melhor no mundo. Penso que o jovem hoje está mais preocupado com sua constituição como pessoa que necessariamente profissional. Por outro lado, a sociedade tem obrigado adolescentes de 17 anos a escolherem uma formação profissional para o resto da vida.   

Atualmente, quais os segmentos mais procurados pelos jovens em se tratando de adquirir conhecimentos?

Depende muito do conhecimento. Mas, no meio em que vivo, vejo que os jovens têm lançado mão principalmente das redes de comunicação (internet). Ali eles têm possibilidades de leituras superficiais até a participação em grupos de discussão aprofundados sobre determinado assunto. No entanto, percebo também que, quando o jovem encontra um professor ou professora (no espaço escolar) que lhe corresponde às expectativas de atenção e possibilidade de diálogo, este se torna uma referência. 

Como a proposta espírita chega para os jovens que não tiveram berço espírita?

Em nosso grupo, a maior parte dos jovens não-espíritas chega atendendo a convite de amigos espíritas. Alguns por curiosidade, outros por quererem conhecer um pouco mais sobre os Espíritos. Normalmente, quando a curiosidade dos primeiros é atendida, vão embora e não voltam mais. Já os segundos permanecem. 

Sabe-se que as sociedades atuais não cobram muito os valores éticos e morais que devem reger uma vida saudável. Há entre os jovens da atualidade movimentos pró e contra esta liberalidade?

Não concordo com a ideia de que a sociedade atual não cobre valores éticos e morais que devem reger uma vida saudável. Penso que o que ocorre é que estamos vivendo um momento em que os valores estão sendo questionados, reavaliados, e que permanecerão aqueles que forem necessários às novas gerações. Vejo entre os jovens uma busca por uma vida melhor, no entanto, a forma como têm buscado isto tem sido tumultuada. Penso que este “estado de crise de valores” não será permanente. 

Em suas experiências como líder de mocidades espíritas, o que mais a preocupa com relação a essa atividade nas casas espíritas?

O despreparo de muitos dirigentes espíritas, que insistem em não entender a atual geração de jovens espíritas, o que acaba configurando um desrespeito ao seu modo de se constituir no mundo atual e negligenciando sua forma de trabalho no bem. 

Nossos jovens possuem material adequado aos seus desenvolvimentos cognitivos e morais dentro da didática espírita hoje utilizada?

Vejo que o que você está denominando “didática espírita” não é uniforme em todos os grupos espíritas. E penso que não deve ser mesmo. Penso que, não se ferindo os princípios doutrinários e evangélicos, a didática de trabalho deve ser adequada a cada grupo. Quanto ao “material adequado”, a base do Espiritismo é sua vasta literatura. Nesse sentido, precisamos oportunizar aos jovens um aprendizado crítico. A base deve ser sempre as obras kardequianas, as quais, bem estudadas, darão aos jovens recursos para um olhar crítico frente às demais. 

Há uma diferença entre os adolescentes com relação ao assimilar espírita, tais como classes sociais, etnias, sexo e escolaridade?

Não. O aprendizado da doutrina espírita está mais para as condições do Espírito do que para as condições atuais da sua encarnação. 

Como as Casas Espíritas devem agir para melhor adequar nossos meninos e meninas a um aprendizado de ponta como é o Espiritismo?

Não penso que as Casas Espíritas devam se preocupar em “adequar” as pessoas. Devem, sim, estar abertas a todos, buscando oferecer as melhores condições ao seu alcance para que todos tenham acesso ao conhecimento adequado à sua faixa etária e condições de aprendizado. Cada um fará uso do conhecimento (independente de qual seja) de acordo com suas condições espirituais. O muito saber teórico não é garantia de vivência espírita-cristã. 

O que fazer para alicerçá-los convenientemente para que, quando forem acadêmicos, não percam a essência do aprendizado obtido nas Casas Espíritas nas fases da infância e adolescência?

Se as crianças e adolescentes foram evangelizados tendo como referência o esforço familiar de viver os princípios evangélicos, se forem educados dentro dos princípios espíritas em uma situação de criticidade e liberdade de escolha, e não simples condicionamento de fórmulas, não temo que o conhecimento científico-acadêmico possa fazer com que “percam a essência dos ensinamentos espíritas-cristãos”.  

Há muitas diferenças entre as mocidades espíritas dos anos 90 e as atuais? Pode discorrer sobre elas, caso existam?

Nos anos 90, além de coordenadora de mocidade, ainda era bem mais jovem, logo, também participante do movimento de mocidades espíritas. Parece que éramos mais atuantes em questões práticas. Não tínhamos a internet, então nossos encontros eram sempre presenciais (e não virtuais como acontece muito hoje – MSN, facebook e outros), nossas fotos eram reveladas e nos encontrávamos para vê-las, hoje disponibilizamo-las na rede, cada um as vê em sua casa. Encontrávamo-nos aos domingos para “campanha do quilo” e as pessoas abriam as portas, hoje isto é mais raro, preferimos fazer a campanha apenas no prédio, com os familiares ou na própria casa espírita. Penso que as relações se estabelecem de forma diferente, mas não necessariamente melhores ou piores. 

Quais propostas deveriam, em sua opinião, fazer parte dos currículos das mocidades?

Prefiro dizer sobre o que não pode faltar: os princípios da doutrina espírita (com base no pentateuco kardequiano), princípios evangélicos e abertura para a relação entre estes e o viver a vida na atualidade. 

O jovem espírita pode frequentar barzinhos ou lugares de lazer comumente utilizados pelos demais jovens na sociedade?

Sim. Penso que nosso papel de educadores espíritas é orientá-los a como se comportar nesses lugares e não isolá-los do “mundo lá fora”. 

Estamos vindo de períodos infelizes onde a castração religiosa nos impediu de desenvolvermos conhecimentos mais adequados sobre a religião e Deus. Quais os riscos que os Centros Espíritas correm neste sentido?

Não sei responder ao certo esta questão. No Grupo Espírita onde participo, não somos proibidos de nenhuma pergunta e as perguntas não ficam sem respostas. Às vezes precisamos estudar bastante para encontrá-las ou construí-las, mas não ficamos sem acesso ao conhecimento. Uma resposta possível aqui talvez fosse a de que os Dirigentes de Centros espíritas precisam seguir a máxima já apontada pelo Espírito da Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo”. Assim, não terão medo ou insegurança diante dos novos conhecimentos. 

Como devem agir os líderes de mocidades espíritas perante os jovens, visando a um melhor aproveitamento do fator educativo espírita?

Com segurança, respeito e comportamento positivo e participativo na casa espírita. Devem ser exemplo, não de perfeição (pois ainda não o somos), mas de esforço contínuo no bem. 

Um menino ou menina que estejam perturbando a aula devem ser retirados das salas e enviados para a diretoria do Centro?

Nunca. Se não forem aceitos, jamais poderão ser educados. Talvez o que precise ser revisto é a forma como a “aula” está sendo oferecida. Creio que vale a pena parar tudo e conversar sobre o comportamento. Persistir. Não expulsamos um Espírito sofredor da reunião mediúnica apenas porque não superou sua dor em uma primeira conversa. 

Deveria existir nos Centros Espíritas um atendimento fraterno direcionado unicamente para os jovens frequentadores ou não das aulas espíritas?

O atendimento fraterno deve ser para todos. Exclusivo, talvez não seja necessário. No entanto, uma das características que o coordenador das mocidades espíritas deve desenvolver é a capacidade de observar os participantes, conhecer cada um a ponto de poder perceber mudanças em seu comportamento. Estar presente sempre, aberto e carinhoso, para que possa se fazer acessível a todos os participantes e estes, quando necessário, buscarem nele uma orientação segura para suas dúvidas e conflitos. Por outro lado, os trabalhadores do atendimento fraterno precisam se disponibilizar a atender estes participantes como a quaisquer outros sempre que precisarem de atenção especial individualizada. 

Como lidar com jovens frequentadores de mocidades espíritas, mas que adotam o uso de drogas, tais como álcool, fumo e alucinógenos?

São jovens como outros quaisquer. Não devemos excluí-los, mas acolhê-los. Conversas seguras individuais e com o grupo podem ser auxílios para que ele reveja seu comportamento. O coordenador deve cuidar para que ele não seja alvo de exclusão ou maus-tratos e nem que exerça estas condutas com os outros participantes. A atitude positiva do coordenador será sempre a melhor a ser adotada. Quando necessário, deverá buscar o auxílio dos dirigentes da casa e ou de outras pessoas mais experientes, que possam auxiliá-lo a lidar com a situação. 

A arte espírita deveria ser mais utilizada entre os jovens e aprimorada constantemente, deixando de lado as ultrapassadas apresentações de pouco valor artístico, tendo em vista que desde criança o jovem convive com produções de alto nível?

Penso que sim. A arte pode ser uma forma de comunicação, expressão e educação de mais alto valor espiritual.  No entanto, há que se ter uma boa condução, de maneira que não se dê mais valor à forma que ao conteúdo. 

Os Centros Espíritas deveriam criar locais e circunstâncias nos quais os jovens possam sociabilizar-se entre si, capacitando para uma convivência feliz e sadia na sociedade ou cada qual deve buscar seus próprios caminhos e opções?

Em nossa Casa Espírita temos espaços-tempos de socialização, confraternização e trabalho. Fazemos festas, promovemos encontros, piqueniques, eventos esportivos e outros, mas sempre primando pela conduta espírita-cristã. Procuramos oportunizar que os adolescentes tenham espaços-tempos de diversão sem a presença de álcool ou outras drogas, sem a exaltação da sensualidade, em clima de respeito no qual até mesmo o namoro é permitido. Acreditamos que o jovem espírita é, antes de tudo, um Espírito imortal que na condição existencial atual é adolescente, que deve viver enquanto tal e, principalmente, aprender a viver enquanto um adolescente espírita-cristão. Sem se isolar do “mundo lá fora”, mas aprender a saber viver no mundo. 

Suas palavras finais

Agradeço a oportunidade que me foi oferecida de reflexão sobre a Mocidade Espírita e sobre o jovem espírita. Costumamos dizer em nosso grupo que saímos da Mocidade, mas que a Mocidade jamais sai de nós.

O consolador – Ano 5 N 246 – Entrevista

Título original: “Os jovens desejam construir um presente e um futuro melhor do
que o que estão vivendo”

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