Autora: Eugênia Pickina
É importante descobrir um método educacional onde as pessoas aprendem a aprender e continuar aprendendo suas vidas inteiras
Rudolf Steiner
A criança tem uma rotina doméstica e a tarefa de casa é uma parte importante a ser considerada no seu desenvolvimento, embora muita gente hoje em dia a entenda onerosa ou sem muita função prática.
Como somos seres que dependemos de exemplos e hábitos para estruturar nosso caráter e identidade, no período da infância a tarefa de casa desempenha um papel importante para aquisição de habilidades e senso de responsabilidade.
Presente no projeto pedagógico das escolas brasileiras há bastante tempo, o principal objetivo da tarefa escolar diz respeito a fomentar o desenvolvimento educacional das crianças. Ou seja, muito além de rever o conteúdo visto em sala de aula, a tarefa de casa oferece à criança tanto a oportunidade de revisar o conteúdo aprendido quanto identificar dúvidas ou pontos que não foram bem assimilados ou compreendidos.
Quando aplicada e feita diariamente, a tarefa de casa ainda possibilita à criança o treino da disciplina, organização e gerenciamento de tempo. Habilidades como concentração e foco são reiteradas e também é desencadeado o desenvolvimento da autonomia e independência.
De outro lado, quando aplicada em excesso, a tarefa de casa pode sim ter um efeito negativo no processo de aprendizagem da criança. Por isso é importante que a escola aja de forma coerente sem onerar excessivamente os alunos que estagiam na infância. Alguns estudos informam, por exemplo, que o dever de casa não deve exceder os 20 minutos diários para crianças que tenham até 7 anos de idade. Por sua vez, a faixa etária dos 8 aos 12 anos, de 30 a 60 minutos por dia é suficiente.
Em casa, a criança precisa de um espaço de estudo tranquilo, com cadeira e mesa. Definir um horário para fazer a lição é importante, e é sugerido que não seja logo após a aula e nem muito próximo do horário de dormir, quando a criança já está cansada.
Um erro comum? Muitos pais fazem a lição pelos filhos quando eles têm dificuldade ou estão muito cansados. Isso só atrapalha, nunca ajuda, pois, além do exemplo da desonestidade, o aprendizado do filho fica comprometido, prejudicado. Na hora da lição de casa, se a criança é pequena, os pais ou os responsáveis podem participar, dando apoio, instigando o hábito, acompanhando a atividade, mas sem fazer a lição de casa, pois isso é dever da criança. Para o bem da criança.
O consolador – Ano 17 – N 823 – Cinco-marias