Autora: Eugênia Pickina
Todos nós nascemos com talentos enormes, mas todo o talento é como o mineral, precisa ser extraído. As pessoas não sabem extrair o seu verdadeiro talento porque o modelo educacional do último século vem suprimindo a imaginação
Ken Robinson
Seu filho dá sinais de tédio? Pois permita que ele fique entediado.
Chega o fim de semana e muitos pequenos afirmam: “estou entediado”. Imediatamente os pais pensam mil maneiras de evitar os efeitos do tédio. Na realidade, é o avesso: deixar a criança entediar-se é uma lição importante na infância.
Quando a criança sente tédio, ela tem a oportunidade de pensar por si mesma e, em consequência, inventar suas próprias brincadeiras, desenvolver suas habilidades criativas, abrir a mente a novas ideias, romper padrões estabelecidos, ganhar autonomia e aprender por si mesma de forma progressiva.
Nos fins de semana (ou nos períodos em que a criança não está na escola), os pais devem proporcionar tempo livre aos filhos pequenos, dar-lhes oportunidade para sentir e vencer o tédio, porque isso significa para eles treinarem a atitude de esforçar-se, isto é, aprender a tolerar a frustração, ativando a imaginação. Os adultos podem ajudar as crianças com ideias ou pistas, mas sem lhes dar a solução, porque os momentos de não saber o que fazer são fecundos e positivos.
Hoje em dia, infelizmente, muitas crianças dispõem de poucas ocasiões para brincar livre, pois a maioria dos adultos procura organizar tempo e atividades das crianças – até mesmo nos fins de semana ou nas férias! Assim, quando acontece uma situação de tédio, há muitas crianças que não sabem resolvê-lo, pois não estão habituadas a “momentos de não saber o que fazer”. Por sua vez, os pais ficam desnorteados, querendo dar solução rápida ao tédio dos filhos.
Como os pais podem enfrentar os momentos de tédio dos seus filhos? O tédio da criança deve ser um problema que ela mesma precisa resolver. Nesses momentos, o melhor modo de ajudar é permitir que a criança tenha espaço e tempo com materiais não estruturados e, se possível, ao ar livre, deixando que ela por si mesma descubra e oriente seus recursos, internos e externos, para distrair-se e desfrutar do próprio tempo.
Ken Robinson, especialista em educação e criatividade, pondera que a imaginação é a fonte de todo êxito humano e, por isso, quanto mais oportunidade de usar a imaginação a criança experimentar em sua infância, mais possibilidades terá de autorrealização quando for adulta, dando vigor à sua autonomia e pondo-se com entusiasmo a serviço de um mundo melhor.
Uma criança entediada, com tempo para conseguir conectar-se consigo mesma, pouco a pouco descobrirá suas aptidões e paixões, suas atitudes e oportunidades, os quatro pilares básicos que sustentam o adequado crescimento do ser humano.
Assim, deixe seu filho ou sua filha entediar-se. Isso é fundamental para a sua própria saúde e felicidade.
Notinha
Exemplos de materiais não estruturados e que aguçam a imaginação da criança: blocos de madeira, caixa de ovos, papelão, rolos de papel, fitas adesivas, retalhos/panos, tinta, lã, linhas, folhas de árvores, galhos, pedrinhas etc.
O consolador – Ano 12 – N 583 – Cinco-marias