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Tempo de aula

Autor: Marcus De Mario

A Fundação Getúlio Vargas publica pesquisa revelando que, em média, os alunos do ensino fundamental passam aproximadamente 3 horas diárias na escola. Foram ouvidos 160 mil estudantes de todo o país na faixa etária até 17 anos, constatando-se um elevado número de faltas na frequência escolar.

Apenas 3 horas diárias! Na África do Sul a média é 6 horas!

Para agravar, a evasão escolar chega a 18% entre adolescentes de 15 a 17 anos. Para 40% deles o motivo principal para abandonar a escola é a falta de interesse.

Sim, os adolescentes não conseguem ficar na escola, isso porque ela não atrai, não é prazerosa, não trabalha a realidade da vida, os professores são burocráticos, não existem relações profundas de amizade e companheirismo. Enfim, a escola é o último lugar onde os adolescentes gostariam de estar.

Essa sinalização parece encontrar apenas ouvidos surdos. Continuam as escolas apostando todas as fichas na preparação do aluno para o vestibular e concursos outros, entupindo-os de matérias para estudar, testes, provas, seminários e até monografias, sem um pingo de preocupação com o emocional, com o sentimento, com o amor.

Bagunça, confusão, agressão? Retira-se o aluno da sala de aula, aplica-se uma advertência, expede-se um comunicado aos pais, e finalmente é feita a suspensão. Professores berram e trabalham estressados; pais ficam neuróticos; alunos abandonam a escola. E dá-lhe encaminhamento a psicólogo e psiquiatra, numa procura interminável por transtornos da personalidade.

Não é o aluno que está doente. Quem padece da saúde é a escola. Não é a educação que está errada. Quem está um verdadeiro caos é o ensino.

Até quando vamos tapar o sol com a peneira e depositar todas as culpas nos alunos e nos pais?

Que adianta ter passado o ensino fundamental para 9 anos, se a frequencia escolar é mínima?

É verdade que a pesquisa mostra que a cada ano de estudo o salário sobre 15%, mas será que a escola existe apenas para formar profissionais para o mundo do trabalho? Isso não parece estar motivando os alunos, portanto, temos de repensar a escola e seus objetivos. Que tal dar uma olhada no projeto Escola do Sentimento em www.educacaomoral.org.br?

Se não é solução, é, pelo menos, uma bela tentativa de mudar essa escola que afasta o aluno ao invés de aconchegá-lo.

Pensemos nisso!

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