Autor: Marcus De Mario
Está provado pela experiência: é mais fácil para os educandos seguirem regras que eles ajudam a criar.
Para acabar com a indisciplina, como a algazarra, brigas, xingamentos, agressões, não adianta usar gritos ou ameaças. A indisciplina só é controlada quando crianças e adolescentes são ouvidos, conhecem os objetivos de cada atividade e negociam a melhor maneira de atingi-los.
Para trabalhar na escola o fim da indisciplina, propomos o seguinte roteiro:
1 – A Escola é dos Alunos
Ninguém precisa mandar, basta acostumar os educandos a cumprirem tarefas, em rodízio, dando oportunidade a todos e debatendo com eles as consequências positivas da interação e participação.
2 – Crie Regras
Um ambiente caótico só pode mudar para melhor tornando-se mais acolhedor. Para isso estimule os educandos a debaterem e criarem regras de convivência, com as devidas consequências quando elas são quebradas. Acostume-se a realizar assembleias periódicas.
3 – Diversificação
Aulas que entrelaçam matérias curriculares são um bom estímulo para a participação consciente dos educandos. Utilize as artes, os esportes e a pesquisa científica.
4 – Mudar o Ensino
Se os educandos agridem colegas e educadores, é sinal de necessidade de mudar o ensino, que precisa ser mais interessante. Implemente projetos extracurriculares com participação voluntária.
5 – Autonomia
Deixe os educandos, através das assembleias com a participação dos educadores, gestores e pais, decidirem como o espaço coletivo escolar deve ser mais bem utilizado.
6 – Rotina Organizada
Para acabar com a ansiedade, coloque no quadro o roteiro da aula. Quem sabe o que vai acontecer fica mais calmo e melhor se prepara para o estudo e as atividades.
7 – Na Hora da Bagunça
Não grite. Espere em silêncio até a turma perceber, ou continue ensinando com tom de voz baixo.
E mais
Recorra aos contratos
As regras devem ser coletivas e aceitas pela maioria.
Seja coerente
Não exija o que você mesmo não cumpre.
Não se ofenda
Se você aceita provocações acaba reforçando comportamentos indesejados.
Tenha autoridade
Sempre que necessário, use de energia, mas sem perder o afeto.
Não desanime
Trabalhar a disciplina é um processo gradativo ao longo do tempo.
Lembre-se
Diálogo e reflexão não eliminam a sanção prevista e aceita pelos educandos, pois os limites são essenciais para a disciplina.