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Trabalhando a disciplina

Autor: Marcus De Mario

Está provado pela experiência: é mais fácil para os educandos seguirem regras que eles ajudam a criar.

Para acabar com a indisciplina, como a algazarra, brigas, xingamentos, agressões, não adianta usar gritos ou ameaças. A indisciplina só é controlada quando crianças e adolescentes são ouvidos, conhecem os objetivos de cada atividade e negociam a melhor maneira de atingi-los.

Para trabalhar na escola o fim da indisciplina, propomos o seguinte roteiro:

1 – A Escola é dos Alunos

Ninguém precisa mandar, basta acostumar os educandos a cumprirem tarefas, em rodízio, dando oportunidade a todos e debatendo com eles as consequências positivas da interação e participação.

2 – Crie Regras

Um ambiente caótico só pode mudar para melhor tornando-se mais acolhedor. Para isso estimule os educandos a debaterem e criarem regras de convivência, com as devidas consequências quando elas são quebradas. Acostume-se a realizar assembleias periódicas.

3 – Diversificação

Aulas que entrelaçam matérias curriculares são um bom estímulo para a participação consciente dos educandos. Utilize as artes, os esportes e a pesquisa científica.

4 – Mudar o Ensino

Se os educandos agridem colegas e educadores, é sinal de necessidade de mudar o ensino, que precisa ser mais interessante. Implemente projetos extracurriculares com participação voluntária.

5 – Autonomia

Deixe os educandos, através das assembleias com a participação dos educadores, gestores e pais, decidirem como o espaço coletivo escolar deve ser mais bem utilizado.

6 – Rotina Organizada

Para acabar com a ansiedade, coloque no quadro o roteiro da aula. Quem sabe o que vai acontecer fica mais calmo e melhor se prepara para o estudo e as atividades.

7 – Na Hora da Bagunça

Não grite. Espere em silêncio até a turma perceber, ou continue ensinando com tom de voz baixo.

E mais

Recorra aos contratos

As regras devem ser coletivas e aceitas pela maioria.

Seja coerente

Não exija o que você mesmo não cumpre.

Não se ofenda

Se você aceita provocações acaba reforçando comportamentos indesejados.

Tenha autoridade

Sempre que necessário, use de energia, mas sem perder o afeto.

Não desanime

Trabalhar a disciplina é um processo gradativo ao longo do tempo.

Lembre-se

Diálogo e reflexão não eliminam a sanção prevista e aceita pelos educandos, pois os limites são essenciais para a disciplina.

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