fbpx

Vamos ensinar os nossos filhos a orar?

Autora: Isabel d’Andrade Marques

Em matéria de oração, não olvides o ensinamento do Cristo em seu divino intercâmbio com o Amor Ilimitado de Deus

“Os dois maiores amores”, cap. 10

Muito já foi escrito sobre o poder transformador que a oração tem nas nossas vidas. Sabemos que a oração nos aproxima de Deus. É através dela que elevamos o nosso campo vibratório tornando mais acessível a aproximação dos bons Espíritos que nos vêm amparar e inspirar nas nossas dores e nas nossas alegrias.

Sabemos também que através da oração podemos louvar, pedir e agradecer e que não necessitamos de um certo horário nem de nenhum lugar especial para o fazer porque, o poder da prece, está no nosso pensamento e na pureza das nossas intenções.

Não precisamos de frases floreadas pelos galardões da literatura. Apenas uma linguagem clara, não apenas emitida pelos lábios que nos permita expressar aquilo que nos vai na alma, mas com todo o sentimento do nosso coração.

Sabemos também que não nos basta apenas pedir para obter aquilo que desejamos. E porquê? Se Deus é um pai atento e amoroso que não desampara nenhum dos seus filhos porque não atende os nossos pedidos? Pensemos juntos:

Quando os nossos filhos nos pedem, muitas vezes com os olhos marejados de lágrimas, que os deixemos jogar mais um bocadinho na consola em vez de irem fazer os trabalhos de casa, acedemos? Ou sabemos que o que eles necessitam naquele momento é investir na sua educação que lhes vai permitir ser uns adultos educados e com ferramentas para construir um futuro melhor?

Se nós ainda tão falhos e tão humanos sabemos o que é melhor para os nossos filhos que diremos do nosso querido Pai, que nos vê como as crianças espirituais que ainda somos, endereçando-lhe as nossas preces sobrecarregadas de pedidos materiais que, a maior parte das vezes, só iriam impedir a nossa evolução espiritual?

Deus escuta sempre as nossas preces, mas só atende aquelas que sabe que nos vão auxiliar e não atrapalhar. Mas estejamos certos que Ele sempre atende os pedidos que lhe pedem resignação, coragem, força para ultrapassar as dificuldades enviando os bons Espíritos em seu auxílio para lhe levantar a moral através de conselhos e de encorajamento.

Como pais e educadores temos a responsabilidade de ensinar os nossos filhos a orar, a iniciá-los desde a sua mais tenra idade a falar com o Pai, a louvá-Lo e a adorá-Lo. Ensiná-los que é através da oração que se podem aproximar Dele e atrair para si a assistência dos bons Espíritos.

Que possamos ensiná-los a dizer com o coração a oração que Jesus nos ensinou, o Pai Nosso, para que nos momentos de aflição em que a cabeça não consegue pensar numa oração seja o rosário que os seus lábios podem proferir sem receio de errar.

Que saibamos ensiná-los a rezar com gratidão reconhecendo todas as bênçãos que muitas vezes dão como adquiridas, mas que seriam impossíveis de realizar sem o amparo do Pai:

A importância do novo corpo que agora desfrutam

Os pais amorosos e cuidadosos que os educam

O teto que os abriga e os protege do frio e do calor

O poder estudar

A comida fumegante na mesa

A caminha quentinha

O sol radioso

O mar imenso

As plantas que lhes purificam o ar

Saibamos semear nos seus pequeninos corações o hino da gratidão reconhecendo em cada pequenina

coisa o grandioso e carinhoso amor de Deus.

Revista Verdade e Luz, Portugal – O jovem na Casa Espírita

spot_img

SUGESTÕES DE LEITURA