Autora: Eugênia Pickina
Educar não é ensinar as respostas. Educar é ensinar a pensar.
Rubem Alves
No tempo da escola primária, gostava muito da minha lancheira. Tudo era preparado em casa, simples, mas gostoso: pão de queijo, pão com manteiga, fruta fresca (grande parte das vezes do pomar dos meus pais) e, às sextas, bolo de chocolate ou de cenoura, os meus preferidos. Na garrafinha térmica, chá de erva-doce, camomila ou leite com chocolate. Guardo com carinho e saudade as memórias dessa época escolar…
Hoje, minha filha tem a sorte de estudar em uma escola sem cantina. Os pais se encarregam de preparar o lanche diário do filho. Há orientações claras contra o refrigerante, os açúcares, a “junk food”, pois é reafirmado sempre que os hábitos alimentares são aprendidos na infância e, além disso, as crianças passam parte do dia na escola.
Infelizmente, o problema das cantinas, ou da maioria delas, é a oferta de doces e outra os tipos de comida inadequada para o período da infância, sobretudo o primeiro setênio. Preparar o lanche do filho é um modo de observar de perto a maneira como ele se alimenta na escola, garantindo com mais eficácia o aprendizado de hábitos saudáveis e um condicionamento apropriado do paladar.
No retorno às aulas, caso seu filho seja criança, considere mandá-lo para a escola munido com a lancheira… Chame-o para participar da escolha do cardápio cotidiano, educando-o para as frutas da estação, a fatia de pão com manteiga, o bolo simples uma vez por semana. Será no mínimo mais divertido, além de saudável…
Notinhas
Algumas opções de lanches saudáveis: sanduíche natural – os sanduíches são bem versáteis e podem ser recheados com o que a criança preferir, sendo doces ou salgados. Algumas opções são: frango desfiado, ricota temperada com ervas, geleias sem adição de açúcar, pasta de amendoim integral, pasta de grão de bico, entre outros.
Uma alimentação saudável deve ser equilibrada e trazer prazer nas refeições; salada de frutas são práticas, deliciosas e coloridas, tudo o que as crianças amam! A boa notícia é que você pode misturar diferentes tipos de alimentos, sempre respeitando as preferências do dono da lancheira. Uma boa alternativa é adicionar granola sem açúcar na preparação; bolos simples (de cenoura, laranja, banana, fubá, maçã); leite e achocolatados em embalagem longa-vida, que garantem durabilidade; queijos, como queijo branco, ricota, queijo cottage; frutas frescas, inteiras higienizadas: maçã, banana, pera, mexerica, uva, morango, ameixa, goiaba, pêssego e outras.
Lancheiras: dê preferência às lancheiras térmicas, pois conservam mais os alimentos; higienizar a lancheira: a higienização da lancheira deve ser feita regularmente; separar os alimentos, e para que não haja mudança no sabor e no cheiro, armazene os alimentos dentro de potes com tampas; lavar as frutas: lave bem as frutas e seque-as; se cortar as frutas em pedaços, como mamão e melão, armazene-as em potes adequados; conservar o sanduíche: coloque num porta sanduíche adequado; prazo de validade: confira sempre o vencimento dos produtos antes de montar os lanches para as crianças.
O consolador – Ano 16 – N 783 – Cinco-marias